Assembleia inovou com Consulta Pública
pela internet sobre projeto de lei

Contribuições já recebidas

 A Consulta Pública foi uma das ações do Fórum Técnico Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Educacional, realizado pela Assembleia em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e várias entidades da sociedade. Ela ficou aberta de 13 de março a 15 de abril de 2009. 

As contribuições apresentadas na Consulta Pública foram discutidas nos Grupos de Trabalho da etapa final do Fórum Técnico, que aconteceu de 13 a 15 de maio de 2009, no Plenário, junto com as contribuições colhidas nos encontros realizados pelo interior. Depois de analisadas e aprovadas, as sugestões da Consulta Pública foram incluídas no documento final entregue ao presidente da Assembleia e encaminhadas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática, para avaliação da pertinência de incluí-las no PL 2.215/08.

Como funcionou a Consulta Pública?

Acompanhe, a seguir, uma memória de como funcionou a primeira Consulta Pública realizada pela Assembleia de Minas. O primeiro passo do interessado em participar da Consulta Pública foi preencher seus dados (e-mail, nome, telefone, sexo, município e categoria – por exemplo: professor, aluno, pai de aluno, gestor e outros –, além da entidade).

Em seguida, o participante pôde fazer suas contribuições sobre cada um dos 11 Temas contidos no projeto do Plano Decenal. Cada tema possuía suas propostas específicas, as Ações EstratégicasMetas. Na Consulta Pública, as contribuições puderam ser feitas de três formas: 

  • Alterar (retirar ou acrescentar texto ao conteúdo da Ação Estratégica ou Meta de um tema)
  • Suprimir (sugerir que uma proposição de Ação Estratégica ou Meta seja eliminada na íntegra)
  • Apresentar novo item (sugerir nova proposta de Ação Estratégica ou Meta diferente de todas já previstas no projeto, relacionando-a com o tema)

Importante: Não foi necessário registrar um procedimento nas propostas que o participante considerava que fossem mantidas.  

Envio das contribuições - O participante pôde dar a sua contribuição sobre cada um dos 11 temas, sendo que o envio de cada contribuição era feito separadamente. Ou seja, depois de fazer e enviar uma contribuição, era recarregada a página com os dados pessoais e a pessoa podia enviar nova sugestão. Para participar de novo, em um outro momento, bastava acessar o link da Consulta Pública no site da ALMG e digitar o e-mail, que os dados pessoais passavam a ser exibidos. O número de participações era livre. 

A cada envio, o participante recebia um e-mail automático da Assembleia contendo o registro da sua contribuição. As participações também foram divulgadas no site da ALMG, junto com nome, entidade (quando era o caso) e cidade. As contribuições recebidas com teor diretamente relacionado aos 11 temas do projeto foram encaminhadas para o chamado "Documento Base", a ser analisado no Fórum Técnico do Plano Decenal de Educação.