Entenda a Assembleia

Estrutura administrativa: Servidores públicos

Estrutura administrativa
Servidores públicos
Estrutura administrativa
Servidores públicos

Em sua estrutura administrativa, a ALMG conta com servidores públicos que atuam no suporte:

  • Às atividades parlamentares
  • Ao cumprimento das funções constitucionais do Poder Legislativo

Cargo

Cada servidor público ocupa um cargo na organização funcional da ALMG. Todo cargo, por sua vez, é criado por lei e deve ter denominação, atribuições (funções) e responsabilidades próprias. A remuneração do cargo também é fixada em lei.

O quadro de servidores da ALMG é composto atualmente pelos cargos efetivos:

  • Técnico de Apoio Legislativo
  • Analista Legislativo
  • Procurador

Para os cargos de Técnico e de Analista Legislativo, há um conjunto de especialidades que estão previstas na Resolução 5.310, de 2007.

Tipos de cargo público na ALMG

A jornada do servidor da área administrativa da ALMG é de 30 horas semanais, com registro mínimo de 4 horas por dia (para fins de validação da jornada do dia).
 
A jornada diária do cargo do servidor lotado na área parlamentar é de 4, 6 ou 8 horas, conforme previsto no ato de nomeação.
 
Já o servidor em cargo de recrutamento limitado, o designado para função gratificada ou o designado para a prestação de serviço especial tem jornada diária de 8 horas.

No sistema de carreiras da ALMG, o padrão de vencimento para cada cargo é representado pelas letras VL (Valor Legislativo) e por um número.
 
Já para os cargos de diretoria, chefia e assessoramento, o padrão de vencimento é representado pela letra S, seguida de um número de 1 a 3 (S-01, S-02 e S-03).
 
A legislação estabelece um valor para cálculo de cada padrão de vencimento, chamado de índice básico. O valor do vencimento é calculado pela multiplicação do valor do índice básico pelo índice relativo ao padrão de vencimento correspondente ao cargo.
 
Atualmente o valor do índice básico é de R$ 877,88 nos termos da Lei 24.036, de 2022.
 

Exemplo:

O cargo de técnico de apoio legislativo tem como padrão de vencimento inicial o VL-31, cujo índice é 6,0962.

O vencimento básico desse cargo é:

877,88 (índice básico) x 6,0962 (índice do padrão de vencimento do cargo) =

R$ 5.351,00

O servidor em cargo efetivo é segurado do Regime Próprio de Previdência e Assistência Social do Estado de Minas Gerais (RPPS). O RPPS é gerido pelo Estado e pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
Já os servidores que trabalham em gabinete parlamentar são segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), gerido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Despesa com pessoal

Encontre informações sobre despesas com remuneração e o número de servidores da ALMG. Consulte também informações sobre inativos e pensionistas.

Acesse