1. Pesquisa na internet
Solicite aos alunos que pesquisem a palavra democracia, buscando localizá-la tanto no contexto de sua origem na Grécia quanto ao longo da história do Brasil.
Além de uma pesquisa livre por palavras-chave em buscadores convencionais, você poderá sugerir que eles acessem sites como o politize!, entre outros.
Uma forma de organizar a apresentação das pesquisas é listar as ideias centrais a serem desenvolvidas (origem grega, caminhos da democracia no Brasil e o papel dos cidadãos para a manutenção dos princípios democráticos), seja na forma de um texto ou de algum recurso visual.
2. Exibição de vídeo
Elaborado pela Escola do Legislativo da ALMG, o vídeo Democracia: o poder nas mãos de todos aborda a origem do conceito de democracia e sua evolução até os dias atuais. Os exemplos dados são relacionados ao dia a dia, aproximando a temática do público jovem. Duração: 7min48s.
3. Debate
Com os alunos dispostos em círculo em sala ou no pátio, apresente algumas questões para orientar o debate, como, por exemplo:
- Os ambientes em que você convive são democráticos – sua escola, sua casa, seu grupo de amigos?
- O Brasil é um país democrático? Como você percebe isso? Que indícios podemos apontar que mostram se somos ou não um país democrático? As ações políticas são coerentes com um regime democrático?
- De que forma nós, cidadãos, podemos auxiliar no aprimoramento da democracia?
- Por que a participação dos jovens nas manifestações populares é importante para uma formação política mais democrática?
4. Vivência
Você pode propor um exercício prático, em sala de aula, em que os alunos tenham que escolher algo ou alguém para alguma função. Pode ser o representante de turma na sua aula ou os “combinados” para a classe.
É interessante que haja discussão sobre o assunto proposto seguida de votação. Será um exercício de aceitação da vontade da maioria.
5. Fechamento
Com a discussão, os alunos deverão ser capazes de refletir sobre a democracia num sentido mais formal e também num sentido mais amplo. Ou seja, devem conceber democracia como uma forma de governo em que as decisões são tomadas direta ou indiretamente com base no desejo do povo, mas também como um jeito de ser na vida em sociedade, que estende os princípios democráticos a todas as nossas relações.
Ao longo do debate, podem ajudar na construção do conceito de democracia e na consolidação de princípios orientadores de modos de ação mais afinados com os ideais democráticos:
- As referências aos movimentos sociais,
- As ações afirmativas
- E as múltiplas expressões da diversidade e do direito à diferença