Participe
Crise Hídrica
Consulta Pública - Crise Hídrica
Consulta Pública - Crise Hídrica Todos os temas
Aqui você envia sua contribuição para o tema Crise Hídrica. Se você já é cadastrado no Portal da Assembleia, faça o login para enviar sua contribuição. Caso ainda não tenha, cadastre-se aqui antes de fazer o login e enviar sua contribuição. Conheça os subtemas para nortear sua sugestão.
Subtemas
  • Gestão da escassez de água
  • Convivência com a seca e uso de tecnologias sociais
  • Gestão da melhoria da oferta da água
  • Conjuntura hídrica (disponibilidade de água e infraestrutura)
  • Reuso da água e sua regulamentação
  • Melhoria da eficiência do uso da água (redução das perdas: distribuição, agricultura e processos industriais)
  • Racionamento e limitação do uso de água e seus impactos econômicos e sociais
  • Sobretaxa pelo uso da água e destinação dos recursos (Copasa, SAAEs, CBHs, entre outros)

Considerando os subtemas, qual proposta de estratégia, ação ou intervenção em política(s) pública(s) você considera importante para a adequada gestão da escassez de água e a diminuição dos impactos do contexto de crise hídrica?

Contribuições do tema: Crise Hídrica

Mostrando de 11 a 20 de 32 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
25/ago
16:04
Por Aloisio Lopes | Belo Horizonte/MG Legislativo deve apoiar o fortalecimento da ouvidoria ambiental do estado bem como estimular que órgãos semelhantes sejam criados nos municípios
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
25/ago
14:58
Por Desirée Rodrigues Ruas | Movimento Consciência e Consumo - BH | Belo Horizonte/MG Incentivo à implantação de sistemas de reutilização de água em condomínios, centros comerciais, escolas, assim como captação de água da chuva. Benefícios como desconto em impostos para quem reduz o consumo de água ou adota outras medidas que contribuem para minimizar impactos ambientais como coleta seletiva e outras. Fiscalização para evitar o desperdício de água em lavagem de calçadas, carros e outros. Projetos de educação ambiental e para o consumo para que as pessoas (dentro e fora das escolas) possam ser sensibilizadas da relação consumo e água. Adoção de medidas que incentivem a diminuição do uso de água em atividades como agricultura, mineração, indústria. Incentivo à redução do desperdício de alimentos em toda a cadeia de produção.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
25/ago
09:59
Por Movimento Pelas Serras e Águas de Minas (Movsam) | Belo Horizonte/MG Vedar sumariamente novos projetos de mineração no Quadrilátero Ferrífero/Aquífero declarando todas as áreas ainda não impactadas como territórios livres de mineração pelo fato de que nessa região a água subterrânea está precisamente nas camadas do minério de ferro e toda ela já vive graves situações de escassez de água.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

11
0
24/ago
18:23
Por Leonardo Fittipaldi Torga | Belo Horizonte/MG Crises geram conflitos e a solução está na Educação Assim sendo, a construção de Programas de Educação Ambiental é imprescindível para a gestão de conflitos. As Políticas Públicas das CIEA foram destruídas e as parcerias destituídas, precisamos debate las para a Educação Ambiental ser viabilizada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
24/ago
15:08
Por Carlos Ernest | Lima Duarte/MG Gostaria de sugerir aos deputados e demais participantes deste fórum que apenas observem o céu de Belo Horizonte hoje, segunda feira, 24/08/2015 e reflitam nas possíveis relações entre as pulverizações químicas feitas por aviões a grandes altitudes e a falta de chuva em nosso estado, e também com as alterações do clima de maneira geral no Brasil. O mais curioso é que os mesmo aviões estiveram frequentes nos meses de junho e inicio de julho, e após um período de "férias", os mesmos retornaram nesta segunda feira. Gostaria de saber se temos algum tipo de defesa para o nosso espaço aéreo, para que não seja mais permitida essa ultrajante humilhação a que temos sido submetidos, com esses rastros químicos que se transformam em estranhas nuvens após alguns minutos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/ago
21:22
Por Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e médios projetos em bacias hidrográficas com situações de escassez de água, saturação em poluição e volume de água captada (superficial e subterrânea) e áreas de recarga-aquíferos já com impactos consolidados, até que seja feita uma avaliação hidro-ambiental integrada de cada bacia hidrográfica para aferir sua capacidade atual de suporte e manutenção da disponibilidade hídrica frente à crise climática que tende a agravar o regime de chuvas e, assim, a situação de escassez de água
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

8
0
22/ago
14:30
Por Delzio Santos de Almeida | Belo Horizonte/MG A CRIAÇÃO DE UMA LEI DISPONDO QUE PODEM FUNCIONAR LAVA A JATOS SOMENTE EM POSTOS DE GASOLINA CREDENCIADOS E LICENCIADOS SOMENTE ESTES ESTÃO PREPARADOS PARA RECEBER OS EFLUENTES E RESIDUOS BENEFICIOS BAIXA NO CONSUMO DE AGUA E ALIVIO NA CARGA DE EFLUENTES NA REDE COLETORA COM A CRISE DE EMPREGO TODOS ESTÃO ABRINDO LAVA A JATOS NAS GARAGENS DE CASA COMO FICARÁ A ÁGUA SE ISTO CONTINUAR AUMENTANDO?? SEM ÁGUA SOMOS MISERÁVEIS!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/ago
14:24
Por Delzio Santos de Almeida | Belo Horizonte/MG INDICO QUE CRIEM NO ENSINO MÉDIO A DISCIPLINA DE CAPACITAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS E QUE A SEDUC MG OFEREÇA CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES PARA MINISTRAREM ESTA DISCIPLINA NO PRAZO MÁXIMO DE DOIS ANOS OFERECENDO TAMBÉM REMUNERAÇÃO COMPATÍVEL AOS PROFESSORES AFIM DE INCENTIVAR A CLASSE A ABRAÇAR A IDÉIA DE SUSTENTABILIDADE NÃO ESQUEÇAM DE FAVORECER ECONOMICAMENTE A OS PROFESSORES QUE ADERIREM AOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/ago
14:17
Por Delzio Santos de Almeida | Belo Horizonte/MG Ofereço a idéia do aumento das linhas de créditos a fundo perdido para financiar projetos da comunidade , escolas e ongs para rastreamento identificação e restauração e a criação de remuneração para o agente cuidador das nascentes e olhos dágua, independente da localização das mesmas ser em áreas particulares ou publicas em áreas urbanas ou rurais como ocorre de dois em dois anos no IGAM SEMAD com o FHIDRO. que outros orgãos estatais também financiem estes projetos a fundo perdido. Inclusive peço o aumento das verbas disponibilzadas nos projetos FHIDRO IGAM SEMAD no FHIDRO 2014 foi disponibilizado 6 milhoes para restaurar nascentes no estado de MG todo? É pouco. vejam como aumentar esta verba nas próximas edições. DELZIO ALMEIDA GESTOR AMBIENTAL FISCAL AMBIENTAL DA PREFEITURA DE CONTAGEM CONSELHEIRO DO MEIO AMBIENTE DE CONTAGEM MG 31 89125955
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
22/ago
11:02
Por Maria Teresa Viana de Freitas Corujo | Caeté/MG Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e médios projetos em bacias hidrográficas com situações de escassez de água, saturação em poluição e volume de água captada (superficial e subterrânea) e áreas de recarga-aquíferos já com impactos consolidados, até que seja feita uma avaliação hidro-ambiental integrada de cada bacia hidrográfica para aferir sua capacidade atual de suporte e manutenção da disponibilidade hídrica frente à crise climática que tende a agravar o regime de chuvas e, assim, a situação de escassez de água;
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

8
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 32
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema








Contribuições mais apoiadas


11
Movimento Pelas Serras e Águas de Minas (Movsam) | Belo Horizonte/MG

Vedar sumariamente novos projetos de mineração no Quadrilátero Ferrífero/Aquífero declarando todas as áreas ainda não im(...)


8
Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG

Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e méd(...)


8
Maria Teresa Viana de Freitas Corujo | Caeté/MG

Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e méd(...)


7
Patricia | Conceição do Mato Dentro/MG

Vedação ou proibição de novos minerodutos em Minas Gerais -


4
Laura Cavalieri Bisio | Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi | Brasília/DF

Gostaria de contribuir dentro do tema Crise Hídrica - gestão da oferta de água, e sugerir um programa de recuperação de (...)


4
Paulo Rodrigues | Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela | Belo Horizonte/MG

A crise hídrica não decorre da falta de chuva. A baixa pluviosidade apenas veio mostrar que a crise é de governança. Na (...)