Participe
Crise Hídrica
Consulta Pública - Crise Hídrica
Consulta Pública - Crise Hídrica Todos os temas
Aqui você envia sua contribuição para o tema Crise Hídrica. Se você já é cadastrado no Portal da Assembleia, faça o login para enviar sua contribuição. Caso ainda não tenha, cadastre-se aqui antes de fazer o login e enviar sua contribuição. Conheça os subtemas para nortear sua sugestão.
Subtemas
  • Gestão da escassez de água
  • Convivência com a seca e uso de tecnologias sociais
  • Gestão da melhoria da oferta da água
  • Conjuntura hídrica (disponibilidade de água e infraestrutura)
  • Reuso da água e sua regulamentação
  • Melhoria da eficiência do uso da água (redução das perdas: distribuição, agricultura e processos industriais)
  • Racionamento e limitação do uso de água e seus impactos econômicos e sociais
  • Sobretaxa pelo uso da água e destinação dos recursos (Copasa, SAAEs, CBHs, entre outros)

Considerando os subtemas, qual proposta de estratégia, ação ou intervenção em política(s) pública(s) você considera importante para a adequada gestão da escassez de água e a diminuição dos impactos do contexto de crise hídrica?

Contribuições do tema: Crise Hídrica

Mostrando de 1 a 10 de 32 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
07/ago
13:36
Por Marcos Barbosa da Silva | Emater-MG | Cachoeira de Pajeú/MG Construção de Pequenas, Medias e Grandes Barragens nos municípios para armazenamento das águas das chuvas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
2
19/ago
11:28
Por Paulo Rodrigues | Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela | Belo Horizonte/MG A crise hídrica não decorre da falta de chuva. A baixa pluviosidade apenas veio mostrar que a crise é de governança. Na Califórnia, por exemplo, chove bem menos que no nordeste brasileiro e lá não existe crise (apesar severas leis de proteção aos mananciais e contra o uso indiscriminado dos recursos hídricos). E a Califórnia tem um PIB quase igual a todo o Brasil!!! O que precisamos fazer é obrigar os governantes de Minas Gerais a assumirem posturas que preservem as zonas de recarga hídrica. No Quadrilátero, por exemplo, a destruição crescente dos aquíferos pela mineração de ferro é sempre ignorada por conta dos interesses escusos do governo, há décadas refém de um modelo econômico que só nos empobrece. Mineração só traz riqueza para os acionistas das mineradoras!! As populações locais e regionais ficam apenas com os buracos e barracos. E quando São Pedro tenta nos alertar para isso, a mídia atribui erroneamente o problema à falta de chuva. Estamos à beira da maior crise de abastecimento de água de nossa história por conta da negligência com a proteção dos mananciais e mesmo assim ainda se pensa em licenciar mais minerações de ferro no Quadrilátero, como a mina Apolo, da Vale. Minério não se bebe!!! Minério não traz desenvolvimento!!!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
1
22/ago
21:22
Por Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e médios projetos em bacias hidrográficas com situações de escassez de água, saturação em poluição e volume de água captada (superficial e subterrânea) e áreas de recarga-aquíferos já com impactos consolidados, até que seja feita uma avaliação hidro-ambiental integrada de cada bacia hidrográfica para aferir sua capacidade atual de suporte e manutenção da disponibilidade hídrica frente à crise climática que tende a agravar o regime de chuvas e, assim, a situação de escassez de água
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

8
0
26/ago
01:24
Por Patricia | Conceição do Mato Dentro/MG Vedação ou proibição de novos minerodutos em Minas Gerais -
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

7
0
26/ago
20:19
Por Maria Júlia Gomes Andrade | Ouro Preto/MG Pela não realização de mineração na Serra do Gandarela, localizada no Quadrilátero Ferrífero-Aquífero de Minas Gerais. A reserva de água na Serra do Gandarela é elemento fundamental para a segurança hídrica da região metropolitana de Belo Horizonte, garantirá que o futuro do abastecimento da RMBH e sua população fique mais protegido. As águas da Serra do Gandarela são fundamentais para o Rio das Velhas, por seu volume e qualidade (Classe Especial), justamente na altura da Estação de Tratamento (ETA) Bela Fama, em Raposos. A mineração poderá comprometer de forma irreversível toda a possibilidade de receber e acessar toda este gigantesco volume de águas provenientes da Serra do Gandarela.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
24/ago
15:08
Por Carlos Ernest | Lima Duarte/MG Gostaria de sugerir aos deputados e demais participantes deste fórum que apenas observem o céu de Belo Horizonte hoje, segunda feira, 24/08/2015 e reflitam nas possíveis relações entre as pulverizações químicas feitas por aviões a grandes altitudes e a falta de chuva em nosso estado, e também com as alterações do clima de maneira geral no Brasil. O mais curioso é que os mesmo aviões estiveram frequentes nos meses de junho e inicio de julho, e após um período de "férias", os mesmos retornaram nesta segunda feira. Gostaria de saber se temos algum tipo de defesa para o nosso espaço aéreo, para que não seja mais permitida essa ultrajante humilhação a que temos sido submetidos, com esses rastros químicos que se transformam em estranhas nuvens após alguns minutos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
30/ago
23:51
Por Mariane Reis Gomes | Acaó | Santa Maria de Itabira/MG Vedação ou proibição de novos minerodutos em Minas Gerais
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
30/ago
23:52
Por Germano Silveira Santos | Sociedade Civil, Contagem | Contagem/MG Incentivo a pesquisa de novos equipamentos, materiais que economizem água, tipo chuveiros, descarga de vasos sanitários. Parceria com a população de foram contínua. Estímulo na que a mesma faça economia de água, não somente em época de crise, mas de forma permanente. Criação de disciplina nas escolas para que crianças aprendam a valorizar a água e reutilizar a mesma.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
12/ago
13:32
Por Nataly Santos | Felício dos Santos/MG Mais fiscalização nos serviços de distribuição de água e em serviços como lava jatos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
16/ago
20:13
Por Laura Cavalieri Bisio | Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi | Brasília/DF Gostaria de contribuir dentro do tema Crise Hídrica - gestão da oferta de água, e sugerir um programa de recuperação de matas ciliares dos rios do estado de Minas Gerais, como forma de remediar e prevenir a escassez de água. Existe uma teia de relações entre as árvores, o ambiente físico-químico e o ambiente biológico e as árvores participam ativamente no ciclo hidrológico do planeta. Estudos feitos na Amazônia mostraram que a floresta tem um papel importantíssimo na formação das gotículas de chuva. Além disso, as árvores aumentam a infiltração de água no solo, alimentando os lençóis freáticos, evitam a erosão, o assoreamento de rios e inundações, sem falar no seu papel no equilíbrio térmico do ambiente. Como incentivo, descontos nos impostos poderiam ser oferecidos a quem participasse do programa, formando parcerias com os proprietários de terras ribeirinhas para a recuperação das margens dos rios do Estado. Grata pela atenção.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 32
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema








Contribuições mais apoiadas


11
Movimento Pelas Serras e Águas de Minas (Movsam) | Belo Horizonte/MG

Vedar sumariamente novos projetos de mineração no Quadrilátero Ferrífero/Aquífero declarando todas as áreas ainda não im(...)


8
Bruno Milanez | Juiz de Fora/MG

Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e méd(...)


8
Maria Teresa Viana de Freitas Corujo | Caeté/MG

Estabelecer uma moratória ambiental para paralisar novas licenças, outorgas e financiamentos públicos para grandes e méd(...)


7
Patricia | Conceição do Mato Dentro/MG

Vedação ou proibição de novos minerodutos em Minas Gerais -


4
Laura Cavalieri Bisio | Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi | Brasília/DF

Gostaria de contribuir dentro do tema Crise Hídrica - gestão da oferta de água, e sugerir um programa de recuperação de (...)


4
Paulo Rodrigues | Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela | Belo Horizonte/MG

A crise hídrica não decorre da falta de chuva. A baixa pluviosidade apenas veio mostrar que a crise é de governança. Na (...)