Consulta Pública - Fórum Técnico Minas sem Miséria

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Eixo 2: Trabalho digno e educação

Ênfases:
  • capacitação profissional e acesso ao mercado de trabalho;
  • políticas e programas de empregabilidade, principalmente para pessoas negras, mulheres, jovens e pessoas com deficiência;
  • informalidade e pobreza: ações de orientação e proteção dos trabalhadores informais para acesso a direitos;
  • inclusão produtiva e geração de renda: economia popular solidária, empreendedorismo, cooperativismo, associativismo e acesso ao microcrédito pelos trabalhadores autônomos e microempreendedores;
  • apoio e proteção às pessoas catadoras de materiais recicláveis;
  • acesso e permanência no ensino médio, na educação profissional, na educação superior e na educação de jovens e adultos – EJA;
  • promoção da educação escolar quilombola e de estratégias de educação antirracista;
  • acesso à educação infantil em creches;
  • articulação entre a política de trabalho e as políticas de proteção social;
  • combate ao trabalho em condições análogas às de escravo.

  • Como as políticas de qualificação profissional podem ser aperfeiçoadas para alcançar as pessoas com maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, de modo a potencializar suas chances de inclusão?
  • Quais as estratégias necessárias para garantir que mulheres, mães e chefes de família consigam continuar seus estudos e aumentar suas chances de inclusão no mercado de trabalho?
  • Que medidas poderiam contribuir para a inclusão escolar e no mercado de trabalho dos jovens que não estudam e não trabalham?
  • Como fortalecer as estratégias de geração de trabalho e renda por meio da economia solidária?
  • Que medidas podem ser adotadas ou potencializadas para possibilitar o acesso e a permanência de públicos vulneráveis no ensino médio, na educação profissional, no ensino superior e no EJA?
  • Como promover estratégias de educação antirracista, que são essenciais para mitigar os impactos do racismo desde a primeira infância?
  • Que estratégias podem ser adotadas pelo Estado para contribuir para o fim da submissão de trabalhadores a condições análogas às de escravo?
  • Qual é a importância da articulação entre a política de trabalho e as políticas de proteção social? O que é necessário para fortalecer essa articulação?
  • De que forma as políticas públicas podem enfrentar, de maneira articulada, as desigualdades educacionais geradas pela interseção entre pobreza, raça e território?
  • A educação profissional ofertada pelo Estado está realmente conectada às necessidades e expectativas das populações mais vulneráveis?
  • Programas como o Ensino Médio em Tempo Integral contribuem para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho ou os afastam de oportunidades imediatas de renda?
  • Que tipo de investimento o Estado precisa priorizar para que a educação cumpra seu papel estruturante na superação da miséria?

Contribuições do tema: Eixo 2: Trabalho digno e educação

Mostrando de 11 a 11 de 11 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas
09 set. 2025 10:10
Por Glaucia Jaci de Souza | Belo Horizonte/MG

Fortalecimento do empreendedorismo feminino, com foco nas mulheres residentes nas comunidades periféricas.

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