Tv Assembleia: Programas

Tv Assembleia
Programas
Tv Assembleia
Programas

Entrevistas e debates

O Panorama é um programa de entrevistas com especialistas que analisam os principais assuntos que estão repercutindo no dia a dia dos mineiros.

Programa de entrevistas e comentários sobre política e eleições. Mundo Político discute os principais fatos do dia e antecipa as manchetes dos jornais do dia seguinte.

Política, cultura, economia e outros temas numa linguagem voltada exclusivamente para os jovens. Esse é o programa Geração.

Visão Parlamentar traz entrevistas com os deputados estaduais para saber o que pensam e propõem Minas. São abordados assuntos em pauta na ALMG e que afetam o dia a dia da população.

O programa #FalaDeputado / #FalaDeputada é composto de entrevistas curtas em que os parlamentares divulgam ações de seus mandatos e tratam de temas em repercussão.

O programa Via Justiça debate semanalmente com juízes, parlamentares e juristas sobre a Justiça e os direitos e deveres do cidadão. O programa esclarece dúvidas sobre o tema em debate e aponta as recentes decisões nas diferentes áreas do Direito.

O programa Memória e Poder traz depoimentos de personalidades de destaque na sociedade, política e cultura do País. Enfatiza a trajetória pessoal e profissional do entrevistado, relacionando-a com as estruturas de poder da época.

O Assembleia Debate é um programa semanal que reúne políticos e especialistas para discutirem os grandes temas de interesse do Estado e do cidadão, relacionados à educação, segurança pública, trabalho e saúde, entre outros.

Tribuna Livre integrou a programação para as Eleições 2022. Alguns dos temas foram “Minas Gerais sobrevive a mineração?” e “E O SUS, como ficou depois da pandemia?”.

Acervo | O programa Sala de Imprensa reúne profissionais de comunicação para debaterem a cobertura da mídia sobre assuntos variados e os acontecimentos que podem impactar o jornalismo.


Séries

O Acorde! aborda as relações entre música, política e democracia. Traz a visão de especialistas e profissionais da música, que relembram ou apresentam canções com mensagens marcantes. Cada edição gera playlist no Spotify.

O programa Conversa de criança mostra o que meninas e meninos pensam sobre temas relevantes. Com seu olhar ao mesmo tempo perspicaz e ingênuo, eles nos sugerem outras formas de ver o Brasil de hoje.

Como são feitas as leis que impactam a vida de todos os mineiros? Qual o papel dos deputados e deputadas estaduais? O processo legislativo de maneira simples e fácil de entender no Assembleia Explica.

Crônica para um futuro imaginado reúne depoimentos de acadêmicos, pensadores e atores sociais sobre a realidade política, social e cultural do Brasil. Os depoimentos propõem uma reflexão sobre os caminhos e tarefas para um país melhor.

Serra da Saudade, o menor município brasileiro. A Diamantina de JK e das serestas. Resende Costa, conhecida pela tecelagem artesanal. Minas é Muitas percorre municípios mineiros, mostrando toda nossa diversidade cultural.

A dedicação incondicional. A corrida contra o tempo. A luta pela vida. Profissionais que atuaram na Linha de Frente no combate à covid-19 compartilharam o cotidiano da guerra contra o coronavírus, em depoimentos emocionantes.

A série Recortes traz entrevistas com cidadãos e cidadãs, mostrando seu posicionamento sobre temas em debate na sociedade, como racismo, transexualidade, vida no campo, indígenas e participação política.

Os 15 anos da Lei Maria da Penha foram completados em 2021. A norma é considerada uma das melhores do mundo no combate à violência contra a mulher. Entenda a importância das redes de proteção e a história da mulher que dá nome a lei. 

Direita e esquerda. Público e privado. Direitos Humanos e criminalidade. Numa sociedade marcada por opiniões polarizadas, Diálogos Possíveis se propõe a mostrar distintos pontos de vista sobre temas de relevância para nossa população.

TV Escola são teleaulas que abordam temas relacionados a política, administração pública, processo legislativo e direito do cidadão. É produzido em uma parceria entre a TV Assembleia e a Escola do Legislativo.

 

Com Ciência aborda estudos de universidades e institutos de pesquisa do Estado no combate à pandemia de Covid-19. Os programas abordam temas como vacina e medidas de prevenção ao coronavírus.

Nossos Olímpicos é uma série de reportagens que mostra a preparação de atletas e paratletas olímpicos mineiros ou que treinaram em Minas para os Jogos Rio 2016. Atletas falam dos desafios para alcançarem o pódio.


Documentários

Memórias Rompidas retrata o cotidiano de moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, um ano após o rompimento da barragem da Samarco em Mariana. Pessoas que perderam parentes, amigos, o lar e até fotografias que contavam sua vida.

O documentário Na Lei ou na Marra resgata uma história que é exemplo significativo das tensões políticas e sociais que ocorriam no campo, em diversas regiões do País. O contexto antecede o Golpe de 1964, que deu origem à ditatura militar no Brasil.

Vale de Lama é uma produção sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Os repórteres acompanharam o trabalho das equipes de resgate e os momentos de angústia vividos pelos familiares das vítimas em busca por informações.


Assembleia Cultural

Com meia hora de duração, o Segunda Musical apresenta concertos de música erudita, no Teatro da Assembleia. A iniciativa faz parte do programa institucional Assembleia Cultural, que inclui também o Zás e as exposições na Galeria de Arte da Assembleia.

O programa Zás, com meia hora de duração, reúne entrevista e trechos das apresentações artísticas que ocorrem no Teatro da Assembleia, que integram a iniciativa Assembleia Cultural. Os espetáculos incluem música, teatro adulto e infantil, dança e outras modalidades.

Entretextos tem como objetivo estimular a divulgação e o debate de obras audiovisuais e literárias que tenham como referências as culturas mineira, brasileira e latino-americana. A série faz parte do Assembleia Cultural, programa que valoriza e divulga a cultura mineira.


Eleições

Produções da TV Assembleia sobre as Eleições 2018.

Produções da TV Assembleia sobre as Eleições 2022.

Top Fake desmente notícias falsas que circularam durante as Eleições 2022.


Especiais

Conteúdos Especiais reúne produções e reportagens da TV Assembleia sobre temas em debate na sociedade.

Balanço da Legislatura destaca as principais ações e projetos aprovados pela ALMG ao longo da legislatura.

Arquivo Especial traz produções da TV Assembleia que relembram datas, discussões e leis de destaque.