Notícias

Visita a Brumadinho vai apurar problemas em abastecimento de água

Comunidades de Suzano e Campinho estariam usando caminhão-pipa, porque fábrica da Coca-Cola teria reduzido cursos d´água.

05/04/2024 - 14:30
Imagem

Nesta segunda-feira (8/4/24), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita duas comunidades de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para verificar as condições de abastecimento de água potável. São elas Suzano e Campinho.

Os moradores estariam dependendo de caminhão-pipa, porque a exploração do aquífero Cauê pela Coca-Cola teria afetado a vazão de água, prejudicando o abastecimento. A ida às comunidades para verificar a situação foi pedida pelas deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (Psol) e terá início às 9h30, com ponto de encontro na Rua Hum, 740, Comunidade Campinho.

Botão

A visita técnica desta segunda (8) é um desdobramento de visita anterior, realizada em outubro do ano passado, a pedido das duas deputadas, para verificar o estado de preservação ambiental do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda em função da mineração.

A serra abrange, além de Moeda, municípios como Brumadinho e Itabirito. Na ocasião participantes criticaram autorizações dadas a empreedimentos que demandam grande volume de água da região, mencionando entre eles a fábrica de bebidas Coca-Cola Femsa, em Itabirito.

Segundo participantes da visita, nascentes situadas na Serra da Moeda contribuem para o volume de córregos que abastecem a RMBH, mas que têm perdido sua vazão, incluindo cursos d´água que desaguam no Rio Paraopeba. O rio abastece os principais reservatórios da área metropolitana, incluindo Brumadinho.

Citação

Para esta nova visita foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, da direção do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Serviço Geológico do Brasil e do Ministério Público.

A fábrica da Coca-Cola em questão foi instalada em 2015. Desde então, entidades ambientais e organizações não governamentais vêm alegando que poços perfurados para abastecer a fábrica extraem água do aquífero Cauê, resultando em problemas no abastecimento para comunidades.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - visita ao Monumento Natural Estadual Serra da Moeda - Mona
"As comunidades que vamos visitar têm sobrevivido à base de caminhões-pipa e outras soluções precárias e caras para a população. Isso tem dificultado a vida, a economia e a agricultura nesses territórios. Discutir as medidas reparatórias para o acesso à água, assim como o cumprimento da previsão de universalização do saneamento feita pela Vale junto com a Copasa são pontos centrais."
Bella Gonçalves
Dep. Bella Gonçalves

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine