Vínculo de hospital de Uberlândia com o Ipsemg será tema de audiência
Encerramento do contrato de credenciamento do Hospital Santa Marta pode deixar mais de 50 mil servidores e seus dependentes sem atendimento.
19/03/2024 - 15:45O encerramento do atendimento aos beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) no Hospital Santa Marta, em Uberlândia (Triângulo Mineiro), será debatido nesta quarta-feira (20/3/24), em audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será no Plenarinho II, às 14h30.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT), que solicitou a audiência em conjunto com o presidente da comissão, deputado Leonídio Bouças (PSDB), foi informada de que o contrato de credenciamento do hospital com o Ipsemg não foi renovado, o que afetará mais de 50 mil servidores públicos e seus dependentes na região.
O Hospital Santa Marta é de referência e grande complexidade, com a oferta de pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas, serviços de obstetrícia e cirurgias em diversas especialidades.
Outra denúncia é de que muitos pacientes internados no hospital tiveram alta pelo fato de o contrato não ter sido renovado.
A deputada destaca que o rompimento do vínculo com o Ipsemg agrava a atual crise sanitária de dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura de Uberlândia já havia declarado situação de emergência em saúde pública devido ao aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Em fevereiro, Beatriz Cerqueira enviou ofício ao presidente do Ipsemg, André Luiz dos Anjos, e ao diretor de Políticas em Saúde do instituto, Pedro William Diniz, solicitando a continuidade do credenciamento com o Hospital Santa Marta, mas não recebeu nenhuma resposta até o momento.