Viabilidade econômica da linha 2 do metrô será debatida em audiência
Convidados devem analisar ainda a transparência dos gastos financeiros vinculados ao projeto de expansão.
- Atualizado em 09/09/2025 - 12:02A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (10/9/25), audiência com convidados para receber o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza, para apresentar os estudos que a Metrô BH enviou ao governo sobre a implementação da linha 2 do metrô. A reunião será às 15h30, no Auditório SE do Palácio da Inconfidência.
A audiência, solicitada pela presidenta da comissão, deputada Bella Gonçalves (Psol), é um desdobramento da visita feita no mês passado pela Comissão ao pátio de manobras da MRS Logística, onde está prevista a construção de uma linha singela (via de mão dupla sobre apenas um trilho) para expansão do metrô.
Na ocasião, o diretor da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Carlos Alberto Carvalho, assegurou que estudos técnicos sobre as duas alternativas (de implementação da linha dupla e linha singela) foram solicitados à Metrô BH e que deveriam ficar prontos até o final de agosto.
Além de debater o estudo de viabilidade técnica, é finalidade da reunião discutir a gestão dos recursos financeiros vinculados ao projeto da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, tendo em vista o impacto sobre direitos individuais e coletivos da população a ser beneficiada.
A sugestão da construção da linha singela é rechaçada pelos moradores do Barreiro. Seria uma única via de mão dupla a ser usada pelo veículo na ida e na volta, com cerca de dois quilômetros de extensão. Segundo Bella Gonçalves, a situação poderia gerar atrasos e riscos à segurança dos passageiros. Por isso, é reivindicada a construção de linha dupla.
Ainda de acordo com a deputada, a via singela comprometeria futuras expansões do metrô a partir do Barreiro. Uma eventual ligação com Ibirité, por exemplo, seria inviável.
Também foram convidados para a audiência pública o secretário-executivo do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), Daniel Glória Carvalho; a secretária Executiva da Metrô BH, Lorena Figueiredo; a gerente de Relações Institucionais da MRS Logística, Carla da Costa Santos; e o fundador do Bloco Esperando o Metrô, André Márcio Barbosa Xavier.

