Notícias

Usuários da BR-381 pedem redução de pedágio e melhorias na rodovia antes da cobrança

Audiência da Comissão de Transporte recebe ainda representante da ANTT, o qual propôs discutir demandas com outras entidades envolvidas.

- Atualizado em 19/11/2025 - 13:05
Imagem

Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), usuários da BR-381 apresentaram várias reivindicações quanto à cobrança e instalação de postos de pedágios na rodovia. Entre elas, estão a redução dos valores entre Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e Governador Valadares (Rio Doce), o início da cobrança de pedágio somente após melhorias do trecho entre Caeté e Belo Horizonte e a isenção para alguns segmentos que trafegam na estrada. Outra demana apresentada foi a construção de mais passarelas sobre a rodovia, recentemente concedida à empresa Nova 381.

Botão

Representantes municipais, além do coordenador regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Minas, Marcelo Alcides dos Santos, participaram de reunião da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, na terça-feira (18/11/25). Apesar de convidados, gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da concessionária Nova 381 não compareceram.

Solicitada pelo deputado Delegado Christiano Xavier (PSD), a audiência abordou ações de segurança e melhorias necessárias, considerando-se o estado precário da via. O parlamentar exibiu um vídeo sobre a BR, apelidada de “rodovia da morte”, mostrando acidentes graves (em 2025, foram 25 óbitos e 221 feridos). Ele apontou que a estrada está dividida em dois trechos: Sul, que vai de Belo Horizonte a São Paulo; e Norte, da Capital até o Espírito Santo. 

O trecho sul, afirmou, sempre recebeu maior atenção, tendo sido privatizado em 2008, mas já com a duplicação pronta. Já o trecho norte, com geologia desfavorável e relevo acidentado, além do alto custo com desapropriações, vinha afugentando investidores por décadas. “Mas a concessão teve bom resultado em 2024, com a Nova 381 assumindo o compromisso de investir na rodovia”, relatou. 

De acordo com Delegado Christiano Xavier, o acordo no Tribunal Regional Federal da 6ª Região para desapropriação e realocação de pessoas que moram na área de domínio da 381 também foi fundamental para que a iniciativa privada se interessasse pela concessão. Com cinco praças de pedágio instaladas, a empresa cobrará no trajeto entre BH e Valadares o valor de R$ 68,20.

Ele ainda questionou o baixo valor alocado no orçamento da União deste ano para as obras de duplicação do trecho entre a Capital e Caeté, ainda sob a responsabilidade do governo federal, por meio do DNIT. Foram apenas R$ 96 milhões, o que representa 10% dos R$ 915 milhões previstos para as obras, duração estimada de três anos. O deputado completou que o trecho foi dividido em dois – 8A, entre Caeté e Ravena, e 8B, Ravena-BH, com licitações já realizadas.

Vídeo

Autoridades e população pedem melhorias

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios cortados pela rodovia apresentaram suas reclamações e demandas. O prefeito de Nova União (RMBH), Waldir dos Santos, criticou a cobrança do valor mais alto de pedágio (R$ 15,50) no trecho de apenas 20 km entre sua cidade e Caeté. “Tenho amigos na cidade que passam mais de uma vez por dia pela estrada, muitos deles produtores de banana; se não conseguirem a isenção, que, pelo menos, reduzam os valores”, reivindicou. 

O vice-prefeito de Bom Jesus do Amparo (Central), Gilvan Santos, solicitou a construção de mais duas passarelas no município além das duas previstas no contrato. As regiões a serem atendidas são Serrinha, Campolar e as comunidades do Filipe e do Gauchão. Marcelo Santos, da ANTT, respondeu que o contrato permite a inclusão de novos investimentos, que a passarela é uma obra que reduz acidentes e não é muito complexa e que a demanda será levada ao DNIT. 

Imagem

Fernando José da Silva, da Secretaria de Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Caeté, solicitou uma passarela no trevo da cidade. Também pediu estudos do DNIT para melhorar o tráfego no município, sobrecarregado por veículos que passam por lá para se desviar de acidentes na BR. 

Isenção de pedágio

Alda Castro, advogada do Margaridas Projetos pra Vida, de Timóteo (Vale do Aço), sugeriu que a Nova 381 conceda isenção aos veículos das entidades filantrópicas que realizam transporte de pacientes da região para tratamento em BH.

Também Cibele Machado, de Itabira (Central), defendeu a isenção para entidades de serviço social. Ela reclamou da cobrança de pedágio por uma melhoria ainda não realizada e exemplificou que se um paciente oncológico tiver de vir de segunda a sexta à Capital, terá que pagar por mês R$ 1.240. Ainda cobrou a efetivação de serviços de apoio, como de socorro e rede de telefonia celular.

Já o vereador Maguinho, de Bom Jesus do Amparo, lembrou que empresas de transporte estão pagando valores absurdos: “Se uma carreta faz cinco viagens por dia, o valor mensal ultrapassa R$ 10 mil”.

O vice-prefeito de Antônio Dias, Zelo, também reclamou da cobrança do pedágio sem melhoria de todos os trechos: “Não somos contra o pedágio, mas a melhoria precisa vir primeiro para depois cobrar”.

Valor do pedágio é vinculado a investimentos da concessionária

Imagem

Marcelo Alcides dos Santos, coordenador de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária da unidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres em Minas (ANTT), explicou que os valores cobrados pelo pedágio têm relação com os custos a serem assumidos pela concessionária. Lembrou que, no caso do trecho Sul da 381, a rodovia já tinha sido duplicada e, por isso, foi praticado um desconto de 80% na tarifa. 

Já no trecho Norte, a concessionária é responsável por todas as obras entre Caeté e Valadares, o que praticamente eliminou o desconto. “A tarifa de pedágio, nesse caso, considerou o valor necessário para operar a rodovia, mantê-la, conservá-la e ampliá-la, em 30 anos, e chegou-se ao valor entre R$ 12 e R$ 15”, informou.

Esclareceu que o critério de isenções aplicado pela concessionária só vale para carros de passeio. “A concepção é que quem paga o pedágio não é o caminhoneiro, mas a empresa que o contrata; mas sabemos que em muitas cidades é diferente, pois os próprios produtores são os transportadores, como no caso de banana”, disse. Ele completou que é possível avaliar a demanda, mas alertou que, se for aplicada a isenção para um setor, outros terão que pagar um pouco mais.

Delegado Christiano Xavier questionou o gestor da ANTT sobre a veracidade de notícia de instalação de mais radares na 381. Marcelo Santos respondeu que estudo da Polícia Rodoviária Federal identificou a necessidade de mais 50 radares, além dos 18 já existentes. “Em 90 dias, já devem estar implantados, aferidos e bem sinalizados; e deixo o compromisso de que a ANTT vai acompanhar tudo e de que não vai haver nenhuma armadilha”, destacou.

Por fim, o representante da ANTT disse que a agência garantirá a presença dos equipamentos de apoio aos usuários nas bases da Nova 381. “Temos parâmetros a serem cumpridos pela empresa atender usuários em caso de acidente e defeitos em veículos”, reforçou. Ele deixou os contatos da Ouvidoria da ANTT - telefone 166 - e o site, para reclamações e denúncias.

Deputado pede providências

Ao final, o deputado Delegado Christiano Xavier anunciou requerimentos a serem aprovados na próxima reunião da comissão, com pedidos de providências relacionadas às demandas trazidas na audiência. À ANTT, serão solicitados estudos de viabilidade para: aumento dos descontos progressivos para usuários frequentes, melhoria da conectividade 4G, isenção de pedágio para vários segmentos e apoio financeiro ao hospital de Caeté, que recebe a maioria dos acidentados.

Propôs ainda algumas visitas da comissão: à sede da Nova 381, para tratar de melhorias na rodovia; à bancada mineira no Congresso Nacional, para sugerir o aumento dos valores aplicados na BR-381 no próximo orçamento; e à ANTT, junto com prefeitos, para discutir a priorização de locais das obras nos municípios.

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
População reclama dos caros pedágios no pior trecho da BR- 381 TV Assembleia
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - debate sobre o pedágio na BR-381
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - debate sobre o pedágio na BR-381

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine