Transferência de cardiologia do Hospital Nossa Senhora das Graças é tema de audiência
O temor é que o serviço passe a ser oferecido pelo Hospital Regional de Sete Lagoas, ainda em construção.
- Atualizado em 05/12/2025 - 16:33A preocupação com uma possível transferência do serviço de cardiologia do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Sete Lagoas (Região Central), para o Hospital Regional em construção na cidade motiva audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (9/12/25). A reunião será a partir das 16 horas, no Plenarinho I.
A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante). O HNSG é um hospital filantrópico, mantido pela Irmandade de Nossa Senhora das Graças (INSG), associação religiosa, de utilidade pública, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência à saúde. Este ano, as duas instituições completaram 145 anos.
De acordo com o deputado, a motivação da audiência é justamente evitar que serviços de alta qualidade, prestados por instituições de saúde mineiras, sejam deslocados apenas para centralizar atendimentos nos hospitais regionais. "Se o Estado oferecer uma estrutura realmente superior, ótimo. Mas, retirar um serviço de um hospital com qualidade comprovada, sem garantia de melhoria, não faz sentido", afirmou Arlen Santiago.
Conforme informações do portal e redes sociais do Hospital Nossa Senhora das Graças, a instituição é considerada referência em Minas em cardiologia, oferecendo atendimento de alta complexidade para infartos (cateterismo de emergência), cirurgias cardíacas, stents e arritmias, entre outros procedimentos. Conta com um centro de especialidades médicas que inclui cardiologia e ecocardiografia.
Atende pacientes de 23 municípios da microrregião central, que abriga uma população de mais de 450 mil habitantes. Entre 2022 e 2025, o hospital realizou mais de 2.300 tratamentos e quase 2.500 cirurgias cardíacas, o que o destaca no nível nacional.
O HNSG oferece outras várias especialidades como maternidade, oncologia, pediatria e pronto atendimento 24 horas. Presta atendimento a pacientes particulares, conveniados e, principalmente, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por intermédio de parceria com o governo estadual.