Supostos casos de assédio no sistema prisional de Valadares são tema de audiência
Policias penais relatam condutas arbitrárias como remoção sem fundamento, manipulação de escalas e revogação de férias.
A Comissão de Segurança Púbica da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência, nesta terça-feira (20/5/25), para tratar de denúncias de abuso de autoridade e assédio moral contra policiais penais da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, em especial os lotados no Presídio de Governador Valadares e na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, também no município do Vale do Rio Doce.
A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL), tem início às 9h30, no Plenarinho II do Palácio da Inconfidência.
No requerimento para a audiência, Sargento Rodrigues relata supostas ocorrências de remoção de servidores “ex officio”, ou seja, por conveniência da administração pública, sem que tenham demandado, por se posicionarem contra a gestão e o tratamento a eles dispensado.
Também há relatos de manipulação de escalas, revogação indevida de férias, impedimento de utilização de banco de horas, remanejamento para escalas prejudiciais no retorno de licença médica, entre outras condutas arbitrárias.
Entre os convidados da audiência, estão o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró; o diretor-regional da 8ª Região Integrada de Segurança Pública, Danilo Marcos Gomes; o diretor do Presídio de Governador Valadares, Alexsando Aires; o diretor da Penitenciária Francisco Floriano de Paula, Sidney Cláudio Santos; além de representantes de entidades representativas dos policiais penais.
