Notícias

Segunda Musical homenageia músicos argentinos

Concerto nesta segunda (8), no Teatro, será um tributo a Astor Piazzolla e Rufo Herrera, que participará da apresentação.

04/05/2023 - 15:58
Imagem

Um tributo aos músicos argentinos Astor Piazzolla e Rufo Herreira é a atração do Segunda Musical desta segunda (8/5/23), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O próprio Rufo Herrera participará da apresentação como convidado especial. O espetáculo faz parte do Programa Assembleia Cultural.

Alerta

Quem é Rufo Herreira

Rufo Herrera é compositor e bandoneonista argentino, natural de Córdoba. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), fundou, em 2000, o Projeto Orquestra Experimental da Ufop. Em 2005, recebeu da universidade o título de Doutor Honoris Causa. 

Herrera é autor de mais de 100 músicas para concerto nas formações camerística, sinfônica, cantatas, óperas e música original para teatro, dança e cinema. O artista recebeu diversos prêmios, incluindo o CD indicado ao Prêmio Grammy Latino intitulado Latinidade, com a Orquestra Ouro Preto. Atualmente mora em Belo Horizonte.

Piazzola é um dos principais artistas argentinos

Astor Pantaleón Piazzolla é um dos músicos mais consagrados da Argentina e da América Latina. Compositor, arranjador e bandoneonista, foi um dos grandes responsáveis pela renovação e estilização do tango. Suas criações e interpretações inovadoras o fizeram respeitado nos campos da música popular, do jazz e da música sinfônica, estilos nos quais atuou ao lado de músicos e orquestras de prestígio internacional. 

Piazzolla tem livros publicados sobre sua vida e obra, além de centenas de composições registradas em cerca de 50 álbuns. O artista faleceu em 1992, em Buenos Aires, na Argentina. 

A apresentação do Segunda Musical terá ainda a participação de Celso Faria (violão), Renata Xavier (flauta), Otto Hanriot (bandoneón), Robério Molinari (piano), Eliseu Barros  (violino), Antônio Viola (violoncelo). O encerramento terá o trio Tempos Três, com a participação do homenageado Rufo Herrera (bandoneón) acompanhado de Fernando Santos (contrabaixo) e Antônio Viola (violoncelo).

Rufo Herreira é compositor e bandoneonista argentino

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine