Notícias

Segunda Musical encerra temporada com recital de piano e violoncelo

Apresentação de professores e alunos da Fundação de Educação Artística (FEA) será às 20 horas, no Teatro.

01/12/2022 - 16:15
Imagem

A temporada 2022 do Segunda Musical é encerrada com recital da Fundação de Educação Artística (FEA). Junto com Jayaram Márcio, no violoncelo, os pianistas Berenice Menegale, Arthur Lopes de Paula e Arthur Versiani Azevedo interpretam composições de Bach, Chopin, Liszt, Ravel, Valéria Bonafé, Homero Dornelas, Fernando Mignone, Lorenzo Fernandez e Villa-Lobo. O Segunda Musical faz parte do programa Assembleia Cultural.

Alerta

A FEA é uma instituição de ensino, experimentação e difusão artística sediada em Belo Horizonte. É uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1963 por um grupo de artistas e intelectuais de Minas Gerais. A instituição é parceira da Assembleia no âmbito do programa Assembleia Cultural.

Acordeão

Berenice Menegale - A pianista e professora é uma das criadoras da FEA. Foi professora na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como pianista, prioriza em seu repertório aspectos culturais e renovadores. Gravou quase a totalidade da obra para piano de Stravinsky para a Rádio MEC e estreou numerosas obras de compositores mineiros nos Ciclos de Música Contemporânea, na década de 1980. 

Por 50 anos manteve um duo para piano e voz com o barítono Eladio Pérez-Gonzáles, falecido em 2020. Tem participado dos Festivais de Maio, dirigidos por Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, e ministrado masterclasses, além de dar aulas de Piano na Fundação de Educação Artística.

Arthur Versiani - O músico estuda Composição na Escola de Música da UFMG e tem aulas de Piano com Berenice Menegale, na FEA. Já participou do Festival de Música de Santa Catarina e foi aluno de Piano de Moacyr Laterza Filho. Neste ano, participou de duas formações instrumentais do concerto de homenagem ao compositor Rufo Herrera, que integrou a programação das Manhãs Musicais, da FEA.

Jayaram Márcio - Violoncelista, é bacharel em Música pela UFMG e mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Unirio. Foi integrante da Orquestra Jovem do Palácio das Artes e da Escola de Música da UFMG. Participou de festivais no Brasil e no exterior. Desde 2006, se apresenta nas Semanas de Música de Câmara, na Fundação de Educação Artística. Atualmente é professor de Violoncelo na mesma instituição.

Arthur Lopes de Paula - É aluno da Fundação de Educação Artística, onde cursa Piano com Berenice Menegale. Tem participado de diversos recitais da entidade.

Programa Segunda Musical

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine