Revisão do PPAG tem encontros temáticos na Capital
Inscrições podem ser feitas até a véspera de cada encontro. Grupos de trabalho vão discutir temas do planejamento do Estado para sugerir investimentos.
Em mais uma frente para discussão participativa da Revisão 2026 do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2024-2027, nos próximos dias grupos de trabalho estarão reunidos em três encontros na Capital, todos na Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2161, Bairro Santo Agostinho).
O objetivo é debater o planejamento do Estado, gerando propostas populares para investimentos do Estado em diversas áreas. Os encontros serão todos temáticos e realizados na quarta-feira (29/10/25), na quinta (30) e na sexta (31), sempre a partir das 13h30.
As inscrições estão abertas, e podem ser feitas até as 15 horas da véspera de cada programação, organizada por 13 tópicos temáticos, agrupados pelos três dias. É possível se inscrever em mais de um grupo, desde que em dias diferentes.
O PPAG indica onde e como o Executivo pretende investir recursos públicos no período de quatro anos. A cada ano, passa por revisão, para adequação ao orçamento do Estado, etapa que é realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a participação da sociedade nas decisões sobre o planejamento do Estado em diversas áreas.
Em todos os três dias a sequência da programação dos grupos na Escola do Legislativo é a mesma: credenciamento às 13h, abertura dos encontros às 13h30, orientações sobre o processo participativo às 14 horas e início dos grupos de trabalho às 14h30, com encerramento às 18 horas.
Temas dos grupos
Quarta (29/10)
- Cultura e Turismo
- Meio Ambiente (inclusive Saneamento Básico)
- Agricultura, Pecuária e Abastecimento (inclusive Política Fundiária)
- Desenvolvimento Social 1: Esportes
Quinta-feira (30/10)
- Segurança Pública (Infraestrutura das polícias ostensiva e judiciária e da defesa civil/Prevenção ao crime e justiça criminal/Sistemas socioeducativo e prisional)
- Desenvolvimento Social 2 : Assistência Social e Segurança Alimentar
- Desenvolvimento Social 3: Direitos Humanos
- Saúde (inclusive Política sobre Drogas)
Sexta-feira (31/10)
- Desenvolvimento Social 4: Trabalho, Emprego e Renda
- Educação (inclusive Educação Superior)
- Infraestrutura e Mobilidade e Desenvolvimento Econômico (inclusive Energia + Ciência, Tecnologia e Inovação)
- Transporte e Trânsito
- Municípios e Desenvolvimento Regional (inclusive Habitação)
Frentes de participação
As sugestões geradas nesses encontros na Capital vão se somar àquelas obtidas nos encontros regionais realizados para interiorização como parte do processo de discussão participativa, passando por Montes Claros (Norte de Minas), Itaobim (Jequitinhonha/Mucuri), Coronel Fabriciano (Vale do Aço) e Natalândia (Noroeste), este o último deles, em 3/11.
A revisão participativa conta ainda com uma consulta pública no Portal da ALMG, aberta até 2/11 para receber sugestões da sociedade.
A revisão para 2026 do PPAG será encerrada com audiência conjunta das Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária em 5 de novembro, às 10 horas, na ALMG.
Na audiência, serão recebidos relatórios com sugestões populares ao projeto de lei do PPAG, de autoria do governador. As sugestões podem virar emendas ao PPAG ou à Lei Orçamentária (LOA), ou requerimentos com solicitação de informações ou providências, a serem enviados pelo Legislativo mineiro ao poder público.