Pronta para votação definitiva PEC que garante transporte a pacientes do SUS
Proposta recebeu aval de 2º turno da comissão especial em reunião nesta terça (18).
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que receberem atendimento de urgência em outro município poderão ganhar o direito a transporte gratuito de volta para casa. A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/24, pronta para votação de 2º turno no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A proposta recebeu, nesta terça-feira (18/11/25), parecer favorável do relator, deputado Enes Cândido (Republicanos), em reunião da Comissão Especial criada para analisar a PEC. O parlamentar recomendou a aprovação definitiva do projeto na forma do vencido em 1º turno, ou seja, como aprovado preliminarmente pelo Plenário, com alterações em relação ao original.
O deputado Lucas Lasmar (Rede) é o primeiro signatário da PEC 39/24, que conta com a assinatura de mais 28 parlamentares. A versão da proposta que vai a votação acrescenta o artigo 191-A à Constituição do Estado.
O novo dispositivo constitucional proposto assegura aos usuários das ações e dos serviços de saúde o transporte para retorno ao município em que residem após alta de unidade da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do SUS situada em outra localidade.
A proposição determina também que cabe ao município de residência dos usuários o pagamento das despesas relativas ao deslocamento, com recursos próprios ou por meio do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do SUS.