Projeto para coibir violência doméstica passa pela CCJ
PL 344/23 obriga síndicos a denunciarem à polícia casos de violência contra mulheres e crianças praticados dentro de condomínios.
04/07/2023 - 19:33O combate à violência doméstica pode ganhar um incentivo permanente em âmbito estadual. Durante a pandemia de Covid-19, a Lei 23.643, de 2020, obrigou síndicos a comunicarem esse tipo de crime à polícia. Agora o Projeto de Lei (PL) 344/23 pretende perenizar essa determinação legal.
A proposição, que tramita em 1º turno, foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (4/7/23). O autor, deputado Charles Santos (Republicanos), pretende reforçar o combate à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos praticada dentro de condomínios residenciais.
O relator, deputado Doutor Jean Freire (PT), concordou com os argumentos do autor do projeto e apresentou o substitutivo nº 1. Esse novo texto mantém o objetivo original da proposta e ainda altera a ementa da Lei 23.643, de modo a deixar claro que as denúncias à polícia não se limitam ao período da pandemia de Covid-19.
O PL 344/23 segue agora para a análise da Comissão de Segurança Pública.
Outros projetos analisados
Os seguintes projetos também receberam parecer pela constitucionalidade da CCJ:
- PL 299/23, da deputada Nayara Rocha (PP), que tem o objetivo de desobrigar a quitação do IPVA como requisito para a transferência de veículos.
- PL 526/23, do deputado Thiago Cota (PDT), que acrescenta aos instrumentos da Política de Promoção de Paz nas Escolas a produção de indicadores relacionados à segurança nas unidades educacionais.
- PL 623/23, do deputado Leleco Pimentel (PT), que proíbe a pulverização do agrotóxico fipronil em lavouras, para reduzir a mortalidade de abelhas.
- PL 3.438/21, do deputado Carlos Henrique (Republicanos), que acrescenta entre as diretrizes da Política Habitacional de Interesse Social o atendimento prioritário na construção de casas destruídas por enchentes e desastres naturais.
- PL 3.842/22, do ex-deputado Dalmo Ribeiro Silva, que determina a conversão em formato acessível de documentos de processos administrativos eletrônicos.
- PL 4.095/22, do deputado Noraldino Júnior (PSC), que proíbe a castração química de cães e gatos.
