Notícias

DÍVIDA DE MINAS

Projeto do governador transfere para a União participação societária na MGI

Outras mensagens relativas à adesão ao Propag pedem a retirada de tramitação de um projeto e apresenta emenda a outro.

Imagem

O governador Romeu Zema enviou ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Mensagem (MSG) 224/25, encaminhando o Projeto de Lei (PL) 4.222/25, com o objetivo de autorizar a transferência, para a União ou para entidade por ela controlada, da participação societária do Estado na empresa Minas Gerais Participações S.A. (MGI). O documento foi lido na Reunião Ordinária desta terça-feira (9/9/25).

Botão

A finalidade é usar a transferência como parte de pagamento da dívida mineira apurada nos termos da Lei Complementar Federal 212, de 2025, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Conforme explica o chefe do Executivo, a medida está prevista na norma e relacionada à adesão do Estado ao programa, “sendo relevante para assegurar melhores encargos financeiros e condições para a quitação de seus débitos”.

Conforme o projeto, o Poder Executivo poderá adotar as medidas necessárias à estruturação da transferência, inclusive as de reorganização societária. A proposição também autoriza o Estado a receber os ativos, os bens e os direitos da MGI, que poderão ser alienados ou transferidos a outras empresas estatais por meio de aporte de capital, cessão ou permuta.

O PL 4.222/25 será analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, para emissão de pareceres em dois turnos.

Mensagens tratam de outros projetos do Propag

Outras duas mensagens dizem respeito a projetos de lei que já tramitam na casa no pacote de proposições para adesão de Minas ao Propag. A mensagem 211/25 traz emenda ao PL 3.739/25, que estabelece normas relativas aos serviços de saneamento básico e energia no Estado de Minas Gerais e dispõe sobre a Agência Reguladora de Saneamento e Energia de Minas Gerais (Arsae-MG).

O objetivo é a manutenção da vinculação da agência reguladora à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, alterando o artigo 61 do projeto que a transferia para a Secretaria-geral

Já a MSG 227/25 encaminha requerimento solicitando a retirada de tramitação do PL 3.737/25, que autoriza o Poder Executivo a transferir, para a União ou para entidade por ela controlada, a participação societária do Estado na Empresa Mineira de Comunicações (EMC). O requerimento foi deferido pela presidência da Casa, ao final da reunião. A matéria tinha sido recebido pela CCJ nesta própria terça-feira, dia 9.

Chamada para Ação

Regime especial de tributação e indicação

O Executivo encaminhou ainda mais duas mensagens, relativas a outros assuntos. A MSG 225/25 encaminha concessão de regime especial de tributação do ICMS referente ao 2º trimestre de 2025. Os benefícios fiscais, segundo o governador, são concedidos individualmente, a partir de requerimento do contribuinte.

“A adoção dessas medidas tem por finalidade fomentar e proteger os setores específicos da economia estadual, sujeitos a sofrer impactos negativos em decorrência de políticas instituídas por outros estados, possibilitar a competitividade aos contribuintes mineiros e evitar sua migração para outras unidades da federação”, justifica.

Por fim, a MSG 225/25 traz a indicação de Kelly Nogueira Guerra para o cargo de presidente da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas). Ela já ocupa o cargo desde julho deste ano.

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Saiba mais sobre a dívida de Minas com a União

Entenda o que é o Propag e acesse notícias, vídeos, áudios e fotos sobre o assunto

Informe-se

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine