Notícias

Programa Assembleia Sustentável é ampliado

Na solenidade de apresentação da nova etapa da iniciativa, foi anunciada parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que trata da inserção de pessoas com deficiência na prestação de serviços terceirizados da ALMG.

05/06/2023 - 18:00 - Atualizado em 05/06/2023 - 18:34
Imagem

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, nesta segunda-feira (5/6/23), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma nova etapa do programa Assembleia Sustentável. A iniciativa, que foi apresentada em uma solenidade no Salão Nobre, será, a partir de agora, composta por três aspectos: o ambiental, o social e a governança.

Esses três pilares estão relacionados à sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance. “É um conceito contemporâneo de sustentabilidade em que a organização, além de zelar pela perspectiva ambiental, busca ser socialmente consciente e corretamente gerenciada”, explica o diretor de Planejamento e Coordenação da ALMG, Alaôr Marques.

O evento contou com a participação de parlamentares, do corpo gerencial da Casa e de servidores envolvidos com as ações do programa. Também estiveram presentes representantes das instituições que vêm atuando como parceiras da Assembleia em diferentes iniciativas de sustentabilidade.

Durante a solenidade, foram anunciadas ainda três parcerias, formalizadas por meio da assinatura de protocolo de intenções. Uma delas, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), trata da inserção de pessoas com deficiência na prestação de serviços de apoio da Assembleia. A outra, com o Conselho Regional de Farmácia, vai viabilizar a implantação de sistemática permanente de coleta e destinação de medicamentos vencidos. Por fim, a parceria com Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai permitir a migração da ALMG para o mercado de energia livre.

Citação

A presidente da Apae-BH, Maria Tereza Feldman, elogiou a iniciativa da Assembleia. "A inclusão social passa pela inclusão no mercado de trabalho. É muito significativo a Assembleia abraçar esse desafio", afirmou. Feldman disse ainda que a parceria é benéfica para todos: "Sabemos que o ambiente de trabalho é modificado positivamente com a presença da pessoa com deficiência". 

ESG: a sustentabilidade nos dias de hoje

Imagem

Essa nova compreensão da sustentabilidade representada pela sigla ESG é uma ampliação na atuação da Casa, que lançou o programa Assembleia Sustentável em 2010. Na época, o tema integrou a primeira carteira do Direcionamento Estratégico e teve foco no aspecto ambiental. O intuito foi promover a racionalização dos recursos naturais por meio da economia de água, energia e papel, além da implantação da coleta seletiva e da melhor gestão dos resíduos.

“Ao olharmos para os resultados do trabalho feito até aqui na ALMG, constatamos avanços significativos no cuidado com as questões ambientais, em termos da racionalização do uso de recursos naturais, do consumo consciente e da gestão de resíduos. Além de iniciativas como o apoio à manutenção das áreas verdes da praça Carlos Chagas, demonstrando preocupação com o entorno e favorecendo a comunidade”, pontuou Tadeu Martins Leite.

Essa ampliação do conceito de sustentabilidade integra agora o projeto Assembleia Sustentável ESG, que compõe a carteira 2023-2025 do Direcionamento Estratégico. Entenda mais sobre cada um dos pilares de sustentabilidade e conheça as ações que serão implementadas na Casa.

Pilares da sustentabilidade

Aba
Vídeo
Programa Assembleia Sustentável - Lançamento do Planos de Ação 2023-2025
Assembleia Sustentável - Sustentabilidade faz parte da nossa política
“Um grande diferencial desta nova fase é o aprofundamento das ações de responsabilidade social, algo com que também já trabalhamos historicamente, mas que passa agora a contar com uma dedicação ainda maior e permanente da Casa. Com independência, diálogo e inovação, seguiremos contribuindo para o reconhecimento da Assembleia de Minas como instituição de excelência, cada vez mais próxima do cidadão mineiro. ”
Tadeu Martins Leite
Dep. Tadeu Martins Leite
Presidente da Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine