Notícias

Profissionais da enfermagem serão homenageados na Assembleia

Comissão de Saúde vai entregar votos de congratulações com enfermeiros, técnicos e auxiliares da categoria, nesta quarta (25). 

Imagem

Com a finalidade de entregar diplomas de votos de congratulações para quase cem profissionais de enfermagem, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (25/6/25), às 16 horas, no Auditório José Alencar. O deputado Enes Cândido (Republicanos), também enfermeiro, solicitou a reunião para homenagear a categoria, “pela sua atuação incansável e comprometida com a promoção de uma saúde pública mais digna, humana e eficiente no Estado”.

Botão

Conforme destaca o parlamentar no requerimento da reunião, a atuação da categoria, que inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, é um dos pilares do sistema de saúde pública e privada, sendo o elo mais próximo entre os serviços de saúde e a população. Eles desempenham papel estratégico, promovendo o cuidado integral, humanizado e contínuo em todos os níveis de atenção.

“Estes votos de congratulações são um reconhecimento à dedicação, à competência técnica e ao compromisso de cada um desses homenageados; mesmo diante de adversidades, mantêm-se firmes na missão de salvar vidas, aliviar sofrimentos e garantir acolhimento humanizado ao cidadão mineira”, diz o deputado.

Direito à saúde

O requerimento destaca ainda que a valorização da categoria da enfermagem deve ser prioridade nas políticas de saúde - é por meio do seu trabalho que se concretiza o direito à saúde, previsto no artigo 196 da Constituição Federal. 

Citação

Ainda segundo Enes Cândido, o requerimento celebra a excelência profissional dos homenageados e reafirma a importância de políticas que reconheçam o papel essencial da enfermagem na construção de uma saúde pública mais equitativa, resolutiva e humana.

Além dos profissionais homenageados, foram convidados para a audiência pública: o coordenador do Grupo Anjos do Asfalto, Alber Alípio Ribeiro, vereador de Sete Lagoas (Central); a enfermeira do Hospital João XXIII e conselheira estadual de Saúde Erika de Oliveira Santos; e o enfermeiro e professor de enfermagem Marcos Antonio Garcia Vieira.

Hospital da Baleia
“Ao homenagearmos esses nomes, estendemos nossa gratidão a todos os profissionais do setor, reiterando o compromisso da Assembleia com a defesa do SUS e com a valorização do trabalho dos que estão na linha de frente do cuidado.”
Enês Cândido
Dep. Enês Cândido

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine