Primeira médica legista do Brasil é homenageada em seus 100 anos
Natural de Poté, a mineira Alda Costa tem uma trajetória de sucesso e reconhecimento em Minas e no Brasil.
- Atualizado em 15/10/2025 - 10:22A primeira médica legista do Brasil, Alda Lopes de Oliveira Costa, será homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por seus 100 anos, a serem completados neste mês. A Reunião Especial do Plenário está marcada para esta quinta-feira (16/10/25), às 19 horas, e foi requerida por 29 deputados, tendo como primeiro signatário o presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (Avante).
Conforme justificativa do requerimento, a médica é natural de Poté (Jequitinhonha/Mucuri) e formou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em1952. Ao longo de sua carreira, Alda participou de vários cursos de especialização em diferentes áreas da medicina, como psiquiatria, pediatria, puericultura e medicina legal.
No campo profissional, Alda destacou-se desde o início da carreira, desempenhando várias funções em hospitais e instituições de Belo Horizonte, como o Hospital de Neuropsiquiatria Infantil e a Santa Casa de Misericórdia.
Em sua trajetória profissional, a médica obteve vários títulos, como o de médica legista do Estado de Minas Gerais e o de especialista em pediatria, conferido pela Associação Médica Brasileira. Ela também recebeu o diploma de sócia efetiva da Sociedade Mineira de Pediatria e o título de médica pediatra do Hospital do Pronto Socorro de Belo Horizonte.
Além de sua prática clínica, Alda também se dedicou ao ensino, lecionando em instituições de ensino superior e secundário em Belo Horizonte, como Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix e o Sistema Batista Mineiro. Ela foi professora de anatomia e fisiologia humanas, higiene e puericultura, além de ter dado aulas de puericultura prévia no curso intensivo patrocinado pela Associação do Crédito e Assistência Rural (Acar).
No campo da pesquisa e dos trabalhos acadêmicos, Alda se destacou com várias apresentações em congressos e eventos científicos.
Ao longo da carreira, Alda foi homenageada pela contribuição significativa para a medicina e para a sociedade. Mais recentemente, em 2019, foi agraciada com o Certificado de Honra ao Mérito como a 1ª médica legista do Brasil, uma homenagem da Associação Mineira de Medicina Legal e da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas. Em outubro do ano passado, recebeu o Diploma de Honra à Ética do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, em reconhecimento ao seu desempenho na profissão.
