Notícias

Presidente da Assembleia recebe projeto para formalização do Cosud

Ele participou da abertura de encontro do consórcio que reúne os estados do Sudeste e do Sul do Brasil.

02/06/2023 - 13:25
Imagem

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (2/6/23), das mãos do governador Romeu Zema (Novo), projeto de lei que formaliza a criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

A entrega ocorreu durante a abertura do 8° Encontro do Cosud, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento também contou com a participação dos governadores do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de representantes de São Paulo.

Durante a solenidade, os governadores assinaram um protocolo de intenções sobre intercâmbio político e econômico e projetos de lei, que formalizam a criação do Consud em cada Estado. Ao receber os documentos, Tadeu Martins Leite garantiu a tramitação do projeto de lei na ALMG para contribuir com o fortalecimento do consórcio.

O parlamentar ainda destacou a importância de promover a união dos sete estados das duas regiões. Para ele, o encontro é uma oportunidade para pensar a construção das politicas políticas que atendam as atuais necessidades da população e também para o desenvolvimento das regiões e dos estados a médio e longo prazos.

Em seu discurso, Romeu Zema falou sobre o peso econômico dos sete estados e a sua importância para o desenvolvimento e crescimento do Brasil. Ele ressaltou a necessidade da formalização do consórcio, com a aprovação de cada projeto de lei nas respectivas Assembleias, o que irá contribuir para o fortalecimento do intercâmbio de soluções entre os estados.

Cosud

O Cosud foi criado em Belo Horizonte em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. As duas regiões concentram 70% do PIB do Brasil e quase 120 milhões de habitantes. 

No 8º encontro do Cosud, o objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir do tema central de geração de emprego e renda. Na programação do evento estão previstas atividades ao longo desta sexta-feira e sábado (3).

Vídeo
Abertura do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste - COSUD
Assembleia participa de encontro de governadores das regiões Sul e Sudeste TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine