Notícias

Plenário aprova projeto para prevenir abuso sexual com uso de sedativos

Projeto avalizado na Reunião Ordinária desta quarta (3) dá ao Estado maior controle sobre fármacos que possam causar sedação e inconsciência ou dopar pessoas.

Imagem

Já está pronto para ser sancionado pelo governador o Projeto de Lei (PL) 3.654/16, aprovado de forma definitiva (2º turno), em Reunião Ordinária na tarde desta quarta-feira (3/9/25), pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De autoria do deputado Antonio Carlos Arantes (PL), a proposição busca prevenir casos de abuso sexual ao conferir o Estado maior controle sobre fármacos cujas fórmulas possam causar sedação e inconsciência ou dopar pessoas. O PL 3.654/16 foi aprovado na forma do vencido, ou seja, com o texto aprovado ainda de forma preliminar (1º turno), mas com modificações em relação ao original.

Botão

De acordo com Antonio Carlos Arantes, pesquisas recentes mostram o crescimento do número de casos de estupro de pessoas que foram dopadas com drogas lícitas, colocadas em suas bebidas em bares e festas. Alguns desses fármacos são vendidos sem exigência de prescrição médica, como anti-histamínicos e antialérgicos.

A versão do projeto ratificada pelos parlamentares modifica a Lei 14.133, de 2001, que traz a Política Estadual de Medicamentos, de forma que caberá ao Estado, na implementação da política, estimular a realização de atividades de conscientização sobre crimes praticados com uso de medicamentos, bem como incentivar a realização de estudos sobre esse fenômeno.

Apoio aos cuidadores também avança

O PL 873/23 também foi aprovado, mas em 1º turno, pelo Plenário na forma de um novo texto (Substitutivo nº 2) sugerido pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. De autoria da deputada Chiara Biondini (PP), ele dispõe sobre a criação do programa Atenção aos Cuidadores de Pessoas com Deficiência, Doentes ou Idosos.

Esse substitutivo modifica a Lei 13.799, de 2000, sobre a política estadual dos direitos da pessoa com deficiência, para incluir entre os objetivos da política ações de estímulo ao atendimento em saúde física e mental dos cuidadores.

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine