Plano de carreira da Epamig pauta Comissão do Trabalho
Audiência pública nesta quinta-feira (26) retoma demanda de servidores por melhores salários.
Servidores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se reunirão em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (26/6/25), para demandar avanços no plano de carreira da instituição. A reunião da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social acontece a partir das 14h30, no Auditório José Alencar, a requerimento do deputado Betão (PT).
De acordo com informações do gabinete do parlamentar, desde 2018 os servidores da Epamig não recebem nem a recomposição salarial da inflação, acumulando mais de 30% de defasagem no seu poder de compra. Além da reestruturação dos cargos e salários, a categoria reivindica realização de concurso público e a regulamentação da carreira docente e de pesquisador na empresa.
Em 2023, uma primeira audiência da Comissão do Trabalho já havia apontado a necessidade de corrigir as distorções salariais e garantir melhores condições na carreira dos servidores que atuam na pesquisa agropecuária. À época, foi encaminhado ao Governo do Estado, pelo deputado Betão, um pedido para criação de um grupo de trabalho para elaboração do plano de carreira. A demanda, no entanto, não foi atendida.
Para a nova rodada de negociações nesta quinta (26), estão confirmadas as presenças da diretora-presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares; do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ativos e Aposentados em Empresas de Assessoramentos, Pesquisas, Perícias, Informações e Agentes Autônomos (Sintappi/MG), Antônio Gomes Arcanjo.
Também devem comparecer, representando a Associação de Pesquisadores da Epamig (ASPE), o diretor presidente Cláudio Egon Faccion, o diretor financeiro João Batista Ribeiro da Silva Reis e a diretora administrativa Aurinelza Batista Teixeira Condé.
A reunião integra a programação do Tema em Foco, no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa voltada para o monitoramento intensivo de políticas públicas no âmbito das comissões da ALMG.

