Morte do gari Laudemir e denúncias de youtuber mobilizam parlamentares no Plenário
Assuntos foram abordados por deputados de oposição que condenaram o assassinato e a exploração das crianças.
Parlamentares de oposição repercutiram no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o assassinato do gari Laudemir de Souza Fernandes pelo empresário Renê da Silva Nogueira Junior e a denúncia do youtuber Felca contra a adultização de crianças e adolescentes pelo influenciador Hytalo Santos. Os pronunciamentos foram durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (12/8/25).
Os dois assuntos foram abordados pelo deputado Doutor Jean Freire (PT). Ele ironizou como o empresário se identifica nas redes sociais, em inglês: “pai, esposo, cristão e patriota”. O deputado se disse admirado com o fato de o agressor conseguir ir para a academia depois do crime brutal. “É preciso limpar nossa sociedade muito mais do que a gente enxerga de sujeira material”, afirmou.
“Nem toda pessoa de extrema direita, mas sempre uma de extrema direita”, lamentou Bella Gonçalves (Psol). Em sua opinião, a ideologia de violência contra pessoas negras, mulheres, LGBTs e outras minorias é um problema coletivo da sociedade. Como presidenta da Comissão de Direitos Humanos, anunciou que serão solicitadas informações e providências para acompanhar o caso.
Em aparte, a deputada Lohanna (PV) também lamentou a morte de Laudemir Fernandes. Criticou, ainda, outra ação que considerou de violência extrema, que foi a ocupação da Câmara dos Deputados, por parlamentares que obstruíram os trabalhos semana passada.
Além de lamentar o assassinato do gari, o deputado Leleco Pimentel (PT), frisou a necessidade de continuar a defesa do desarmamento. Já o deputado Cristiano Silveira (PT), ao comentar o crime, alertou para a hipocrisia de muitos que se anunciam cristãos e patriotas, mas cometem crimes quando pensam estar longe dos olhos alheios.
Em apartes, as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Andréia de Jesus (PT) também abordaram o assunto. A petista disse que encaminhou requerimento para a Corregedoria da Polícia Militar a fim de apurar a conduta dos policiais militares que convidaram o preso em flagrante para entrar na viatura – uma atitude que contrasta com as abordagens em territórios vulnerabilizados, segundo ela.
Ana Paula lembrou que o primeiro crime cometido pelo empresário, antes do assassinato, “foi a violência contra a mulher, pois ele apontou a arma para a motorista do caminhão”.
Erotização infantil é condenada
A respeito da denúncia de Felca sobre a erotização e abuso de crianças e adolescentes nas redes sociais, Doutor Jean Freire parabenizou o influenciador por questionar a sociedade e direcionar toda a monetização para instituições que protegem esse público.
O deputado lamentou que as crianças já sofrem com problemas no mundo real, como o trabalho infantil e a exploração sexual, e agora estão expostas no mundo digital. “Essa é uma pauta que deve reunir todos nós, direita, centro, esquerda”, defendeu.
Doutor Jean Freire revelou que vai protocolar um projeto de lei para criar uma política de conscientização e combate à adultização infantil, além de propor audiência e debate público sobre o tema. Já o deputado Cristiano Silveira observou que a liberdade de expressão não é um direito absoluto e deve, sim, ser regulamentada.
Elogios e críticas marcam outros discursos
Bella Gonçalves comemorou duas vitórias da oposição por meio de decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Uma foi a suspensão do processo de transformação de escolas estaduais em instituições de ensino militares. O tribunal identificou que não há respaldo orçamentário para a realização da mudança.
A deputada afirmou que a derrota foi dupla, pois em consulta do próprio governo a maioria das escolas não aceitou aderir ao novo modelo.
O TCE também suspendeu uma tentativa do governo em flexibilizar o licenciamento ambiental, que permitiria a construção, pela mineradora AngloGold Ashanti, de uma barragem três vezes maior que a existente no município de Conceição do Mato Dentro (Região Central).
Entre outros assuntos, Leleco Pimentel comemorou a queda no preço dos alimentos e o recuo da inflação. Ele apontou ainda os impactos dos rompimentos de barragens de minério no abastecimento do município de Ponte Nova (Zona da Mata) e para a saúde dos idosos. Em aparte, a deputada Ana Paula Siqueira comemorou a saída do Brasil do mapa da fome e a emancipação de quase 1 milhão de famílias que deixaram de receber Bolsa-Família.
Único deputado da base de Romeu Zema a discursar, o deputado Caporezzo (PL) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF), em especial o ministro Alexandre de Moraes. Ele criticou o aumento para R$ 1 bilhão do gasto do órgão com segurança, lembrando que a corte brasileira é a mais cara do mundo. “Nossa mídia chapa branca se cala”, indignou-se.
Durante a reunião, foram realizadas homenagens a Laudemir e outras três pessoas falecidas recentemente. São elas:
- o senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe
- a primeira-dama do município de Silvianópolis (Sul de Minas), Silvana Maria Dutra Santos, esposa do prefeito Lúcio Peixoto (PSD)
- o padre Carlos Badaró, pároco de Itinga e vigário geral na diocese de Araçuaí, ambos municípios do Vale do Jequitinhonha.
