Notícias

Ministra da Ciência e Tecnologia visita o presidente da Assembleia

Objetivo do encontro foi trocar opiniões sobre atual cenário e enfatizar compromisso do atual governo federal com o setor.

20/03/2023 - 19:28
Imagem

Com o objetivo de debater parcerias para ampliação de investimentos em ciência e tecnologia, reuniram-se no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e a ministra da Ciência,Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Também participaram da visita da ministra, na noite desta segunda-feira (20/3/23), parlamentares do Bloco Democracia e Luta, formado por PT, Psol, Rede PV e PCdoB.

Em entrevista ao final do evento, a ministra Luciana Santos, que também é presidente nacional do PCdoB, destacou que o encontro foi uma oportunidade para troca de opiniões sobre o atual cenário brasileiro, que se apresenta “desafiador”, em sua opinião. Ela reafirmou os compromissos do governo Lula de valorização da ciência e da tecnologia.

“Não se consegue melhorias para o País sem um forte investimento em tecnologia”, afirmou Luciana Santos, acrescentando que Minas Gerais pode contar com ela na busca de investimentos para esse setor no Estado.

Compromisso

Com a mesma linha de pensamento, o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB) avaliou que a vinda da ministra a Minas é de grande importância para o Estado e reforça o compromisso da atual gestão federal com a ciência, a tecnologia e a inovação.

Ao final da visita, o presidente da ALMG entregou à ministra Luciana Santos o livro editado pela ALMG “Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”.

Vídeo

Posse

Em seu discurso de posse como ministra, Luciana Santos elencou como prioridades da nova gestão a recomposição do orçamento da área e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a atualização dos valores das bolsas de pesquisa do CNPq.

Também enfatizou seu compromisso com políticas para o acesso de jovens à universidade; inclusão de meninas e mulheres na ciência e o apoio a projetos estruturantes em parcerias com outros ministérios e instituições de fomento.

Enfatizou ainda a necessidade: de estruturar um programa integrado de desenvolvimento da Amazônia, de retomar o programa de satélites de sensoriamento remoto em parceria com a China; e de fortalecer o Programa Espacial Brasileiro buscando a autonomia do acesso brasileiro ao espaço.

Currículo

Engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciana Barbosa de Oliveira Santos é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da referida pasta. Antes, foi presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM) e secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Elegeu-se deputada estadual e federal por aquele estado e prefeita de Olinda (PE) em dois mandatos. e, por último, vice-governadora de Pernambuco.

Visita da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, à ALMG

Ministra reforça agenda nacional de investimento em ciência

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine