Meio Ambiente discute valorização de servidores da área
Em busca de soluções, audiência nesta quinta (29) reúne representantes do Sisema e do sindicato da categoria, o qual denuncia desmonte do setor.
Com o objetivo de debater a valorização da carreira dos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza reunião nesta quinta-feira (29/5/25). Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a audiência pública será às 10h10, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A parlamentar foi provocada pelo Sindicato dos Servidores do Meio Ambiente de Minas Gerais e da Arsae (Sindsema), que realizou assembleia geral no dia 5 de maio, na qual foi aprovada a participação da categoria na audiência desta quinta (29).
Desmonte
Os servidores já participaram de diversas reuniões no Legislativo mineiro, em que são recorrentes as críticas ao processo de desmonte da área de meio ambiente no Estado, o que inclui a desvalorização e a precarização do trabalho.
Em 2024, em outra audiência da Comissão de Meio Ambiente, participantes denunciaram a perda de atribuições operacionais e de recursos financeiros para prevenção e combate a incêndios no Estado. Como exemplo desse enfraquecimento da área, foi citada a transferência de recursos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para o Corpo de Bombeiros, para que essa corporação execute tarefas antes realizadas em parceria entre as duas instituições.
Na ocasião, Beatriz Cerqueira defendeu a suspensão do decreto que promoveu tal mudança. A parlamentar avaliou ainda que os servidores da área têm sido pouco escutados para a definição das políticas públicas.
Em outra audiência, servidores do Sisema reclamaram da falta de resposta do governo quanto à implementação do plano de carreira da categoria, homologado judicialmente em 2016. Na reunião, representantes do governo presentes foram evasivos em relação à demanda da categoria.
Parlamentares e representantes de servidores acusaram Romeu Zema de querer promover um desmonte da estrutura dos órgãos de meio ambiente no Estado. Segundo eles, o governo não investe na área ambiental ou na valorização dos servidores e nem na infraestrutura dos órgãos do sistema.
Para a audiência desta quinta (29), foram convidados representantes das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Sindsema.
