Notícias

Legislativo homenageia Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado

Presidente da Assembleia participou da Reunião Especial do Plenário que celebrou o trabalho da Siamig.

21/09/2023 - 22:23 - Atualizado em 21/09/2023 - 22:29
Imagem

Impulsionar o crescimento sustentável e a projeção positiva do setor sucroenergético mineiro, abrangendo aspectos econômicos, ambientais e sociais, é o propósito da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Os serviços prestados pela entidade foram celebrados, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na noite desta quinta-feira (21/09/23).

O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB) participou da homenagem e, em seu pronunciamento, abordou a importância da Siamig na defesa dos interesses do setor de açúcar, etanol e bioeletricidade, com sustentabilidade.

"A partir da atuação da Siamig, o setor foi impulsionado a um outro patamar, com criatividade, investimento e inovação, se diversificou, modernizou-se e qualificou mão de obra, visando melhorias no bem-estar social, econômico político e ambiental", avaliou o chefe do Legislativo mineiro. Ele completou enfatizando que a Assembleia acompanha esse trabalho e ressaltando o empenho das deputadas e dos deputados da ALMG em prol do setor produtivo.

O autor do requerimento para a realização da homenagem, deputado Raul Belém (Cidadania), também saudou o empenho da entidade, assim como a relevância da produção sucroenergética para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, destancando, ainda, a geração de emprego e renda.

O parlamentar lembrou a tramitação, na ALMG, do Projeto de Lei (PL) 1.159/23, de sua autoria, que cria a Politica Estadual de Incentivo ao consumo do Etanol, com o mote "na hora de abastecer, escolha o etanol". Raul Belém explicou que o projeto objetiva "conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um combustível limpo e renovável, proveniente da cana-de-açucar, assim como valorizar o setor sucoenergético e os produtos rurais, além de fortalecer toda a cadeia produtiva, que gera milhares de empregos diretos e indiretos".

Após receber a placa de homenagem, o presidente da Siamig, Mário Ferreira Campos Filho, agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa em prol do seguimento, e registrou o crescimento da produção sucroenergética estadual. "Na safra 2023/24, estamos vivenciando mais um ano de notável recuperação no setor. Teremos a maior safra da história. Nosso Estado está prestes a se tornar o segundo maior produtor e exportador de cana-de-açúcar do Brasil". Mario Ferreira ainda citou o empenho do setor e da Siamig na busca de soluções sustentáveis e na geração de renda e desenvolvimento.

A homenagem contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, de parlamentares estaduais e federais, entre outras autoridades. Houve apresentações musicais da Orquestra do Corpo de Bombeiros, além da exibição de vídeo institucional mostrando o trabalho da Siamig e registrando dados do setor sucroenergético de Minas Gerais.

Vídeo

Representatividade

O portal da Siamig explica que a associação é a junção de entidades das usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade, representando os sindicatos estaduais da Indústria de Fabricação do Álcool e da Indústria do Açúcar (Sindaçúcar); além da Associação das Indústrias Sucroenergéticas mineiras.

Sucessora da Associação de Usineiros do Estado (1964), a Siamig estabelece parcerias colaborativas com instituições financeiras, centros de tecnologia e universidades, trabalhando em prol do crescimento do parque industrial sucroenergético de Minas Gerais.

A associação ainda ressalta seu papel no estímulo aos avanços tecnológicos e administrativos no setor, à adoção de práticas inovadoras de gestão e incorporação de tecnologia de ponta, com o propósito de aumentar a eficiência e a competitividade das empresas associadas.

Reunião Especial - Homenagem à Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas (Siamig)
Um dos setores mais importantes da economia de Minas Gerais, o sucroenergético, recebeu uma homenagem em reunião na Assembleia TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine