Notícias

José Carlos da Mata Machado será homenageado na ALMG

Militante de esquerda foi torturado e assassinado há 50 anos em virtude de sua luta pela democracia.

25/10/2023 - 13:20
Imagem

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) presta homenagem, nesta quinta-feira (26/10/23), ao líder estudantil e militante de esquerda José Carlos Novaes da Mata Machado, em memória dos 50 anos de seu assassinato, ocorrido em virtude de sua luta pela democracia. A Reunião Especial será às 19 horas. O requerimento tem autoria coletiva, sendo a primeira signatária a deputada Leninha (PT), 1ª-vice-presidenta da ALMG.

O requerimento para a homenagem destaca que José Carlos era filho de Yedda Novaes da Mata Machado e do ex-deputado estadual pela ALMG, deputado federal e senador Edgard de Godoi da Mata Machado. Liderança do movimento estudantil em Belo Horizonte, ele foi presidente do Centro Acadêmico Afonso Pena, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Assim como seu pai, José Carlos era militante da esquerda católica, tendo se engajado na Ação Popular (AP) e depois na Ação Popular Marxista-Leninista (APML). Foi preso no 30º Congresso da UNE em Ibiúna (SP), em 1968, quando passou oito meses detido no presídio Tiradentes, em São Paulo. Voltou a ser preso em outubro de 1973, em São Paulo, e foi transferido para Recife (PE), onde foi torturado e assassinado no dia 28 de outubro, no DOI-Codi/PE.

"Lembrar de José Carlos Novaes da Mata Machado nos 50 anos de seu martírio é prestar homenagem à democracia, à memória e à verdade. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Que ninguém mais passe pelo que passaram Edgard e dona Yedda", afirmou Leninha.

Ainda de acordo com o requerimento, em virtude do engajamento da família de José Carlos na apuração do crime, sua morte teve repercussão internacional e foi veiculada nos jornais The New York Times, Le Monde, Avvenire D'all Itália e Dal Mondo.

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine