Notícias

Indicações para Ipem, Fundação João Pinheiro e Loteria Mineira recebem aval de comissão

Nomes indicados pelo governador Romeu Zema para as três autarquias seguem para análise em turno único do Plenário.

Imagem

A Comissão Especial formada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para avaliar as indicações de gestores para o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem), a Fundação João Pinheiro (FJP) e a Loteria do Estado de Minas Gerais (Lemg) aprovou nesta terça-feira (1/7/25), pareceres favoráveis para os três nomes indicados. As indicações seguem agora para votação no Plenário da ALMG, em turno único.

Botão

Os apontados pelo governador Romeu Zema (Novo) foram Francisco José da Fonseca, para o cargo de diretor-geral do Ipem; Luciana Lopes Nominato Braga, para presidente da FJP; e Onésimo Diniz Moreira, para diretor-geral da Loteria Mineira

Anteriormente, no dia 28 de maio, os três indicados já haviam respondido à arguição dos parlamentares da Comissão Especial, presidida pelo deputado Leonídio Bouças (PSDB). O parecer pela aprovação dos dirigentes foi assinado pela deputada Ione Pinheiro (União).

Lista

Conforme currículo enviado junto com a mensagem de indicação, Francisco José da Fonseca possui experiência nas áreas financeira, administrativa, contábil e de recursos humanos, atuando em empresas privadas e públicas. Graduado em Ciências Contábeis pela UFMG e pós-graduado em Administração Financeira pela UNA, já passou pelas prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Rio Acima, além da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig). Ocupa o cargo de diretor-geral do Ipem desde 2022.

Já Luciana Lopes Nominato Braga é mestre e bacharel em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Servidora de carreira da ALMG, atuou como consultora nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Orçamento e Finanças, além de ter sido secretária-adjunta da Secretaria-Geral do Estado de Minas Gerais. Preside a FJP desde 2024.

Por fim, Onésimo Diniz Moreira é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Curvelo e em Direito pela Faculdade Newton Paiva. Possui pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Facuvale. Foi vereador da Câmara Municipal de Monjolos por um mandato e atuou como diretor do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). De 2022 a 2025, foi assessor da presidência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine