Guerra no Oriente Médio pauta discursos no Plenário
Parlamentares apresentaram opiniões divergentes sobre o conflito. Transporte metropolitano e Dia do Professor também foram abordados.
17/10/2023 - 19:02A guerra entre Israel e o grupo Hamas pautou discursos na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Reunião Ordinária nesta terça-feira (17/10/23). Parlamentares divergiram sobre aspectos do conflito. Outros temas abordados foram a situação do transporte metropolitano e o Dia do Professor.
O deputado Caporezzo (PL) criticou o governo Lula por, segundo ele, considerar o Hamas um “movimento”. Ele lembrou que o Brasil é signatário de convenções internacionais de direitos humanos, dentre as quais a de Genebra, que proíbe, por exemplo, o sequestro de civis. “O Hamas é terrorista. A esquerda sempre apoia o que há de pior”, afirmou.
Posicionamentos semelhantes manifestaram o deputado Coronel Sandro e, em apartes, os parlamentares Bruno Engler e Eduardo Azevedo, todos os três do PL. Os três defenderam a reação do governo de Israel aos ataques terroristas e criticaram o posicionamento do governo federal e de parlamentares de esquerda, que cobraram moderação daquele país.
Já Bella Gonçalves (Psol) condenou o terrorismo do Hamas, mas também o que chamou de “terrorismo de estado de Israel”. Ela citou bombardeios indiscriminados e corte de água e luz no território palestino. A deputada ainda voltou a defender uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte metropolitano. Ela citou a manifestação realizada na segunda-feira (16) em Justinópolis e afirmou que outras estão previstas.
Leleco Pimentel (PT) também defendeu as ações do governo Lula no conflito no Oriente Médio, como a retirada dos brasileiros da região. Para ele, o povo palestino continua sendo atacado para que não exista mais. “Lula condenou os ataques a civis, de um lado e de outro”, afirmou. O deputado ainda homenageou o bispo Dom Mauro Morelli, segundo ele um dos “bispos vermelhos” que lutaram contra a ditadura. O religioso faleceu no último dia 9 de outubro.
Dia do Professor
O Dia do Professor, celebrado no último dia 15, foi destacado por Ana Paula Siqueira (Rede). Ela defendeu o fortalecimento e a valorização da categoria e destacou o compromisso e amor à profissão que caracterizam os professores. De acordo com a deputada, seu mandato já destinou mais de R$ 10,5 milhões para a educação, com vistas ao bem-estar dos servidores. As ameaças à Serra da Moeda e outras unidades de conservação também foram tratadas por Ana Paula Siqueira, que abordou o crescimento do desmatamento na Grande BH.
Em aparte, a deputada Andréia de Jesus (PT) chamou a atenção também para a situação dos trabalhadores da construção civil. Ela citou a morte de quatro trabalhadores na construção de um supermercado no Bairro Belvedere, por soterramento, nesta terça-feira (17).