Grupo musical Tutu com Tacacá se apresenta no Zás
Espetáculo apresenta uma nova roupagem para o carimbó, ritmo tradicional do estado do Pará, com a musicalidade de Minas Gerais.
10/04/2023 - 14:00O projeto Zás desta semana recebe o show “Carimbó paraense com jeitinho mineiro”, apresentado pelo grupo Tutu com Tacacá. O espetáculo será nesta quinta-feira (13/4/23), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A apresentação faz parte do projeto Assembleia Cultural.
O show apresenta uma nova roupagem para o carimbó, ritmo tradicional do estado do Pará, inspirada na fusão dos tambores do norte do Brasil com a musicalidade de Minas Gerais. Composto por um repertório de músicas autorais e de cancioneiros populares mineiros e paraenses, a apresentação é um convite à vivência da cultura brasileira.
O carimbó é uma expressão cultural do Norte do Brasil, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em setembro de 2014. Seus instrumentos, sua dança e sua música são resultados da fusão das influências culturais de povos indígenas, do povo negro e da cultura ibérica.
Sobre o Tutu com Tacacá
O grupo nasceu em 2016 a partir da ideia de artistas em juntar o universo da cultura popular do Pará e de Minas Gerais. Em seus seis anos de existência, o Tutu com Tacacá trilhou um caminho inicial de interpretação de cancioneiros e cancioneiras mineiras e paraenses e, a partir de suas vivências, hoje conta com um vasto repertório autoral.
O grupo gravou o álbum Tutu com Tacacá em 2021, se apresentou na Virada Cultural de Belo Horizonte (MG) em 2022 e é a base do Bloco da Fofoca, que desfila no Carnaval da capital de Minas.
A banda é formado por:
Vocal: Ana Luísa Cosse Pires
Percussão: Marina Araújo
Guitarra: Stênio Ribeiro Monteiro
Flauta: Shari Simpson de Almeida
Vocal e maraca: Viviane Maria Cosse de Oliveira
Baixo: Camila de Souza Menezes
Percussão: Leonardo Lima