Notícias

Galeria traz exposições "Representatividade" e "Fragmentos de um tempo abstrato"

Obras dos artistas Davidson Deslandes e Renato Ávila podem ser visitadas desta segunda (15) até 2 de junho.

11/05/2023 - 15:19
Imagem
Carrossel

A Galeria de Arte recebe as mostras "Representatividade" e "Fragmentos de um tempo abstrato" desta segunda-feira (15/5/23) até o dia 2 de junho. O horário de visitação é das 8 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Alerta

A primeiraexposição, “Representatividade”, de Davidson Deslandes, apresenta esculturas de aço criadas a partir de materiais reaproveitados e propõe uma reflexão sobre o valor dos objetos, e como nos relacionamos com eles. Usando peças metálicas, soldas, betume e verniz, o artista dá vida às suas obras, transformando o que seria descartado em arte.

As esculturas são divididas em três grupos: o primeiro representa o mundo animal; o segundo, a beleza, a força e a resistência feminina e o terceiro, a história e a arte.

O público verá esculturas de ícones como Lampião, Frida e a escrava Anastácia, de famosos personagens como o Chapeleiro de Alice nos país das maravilhas e de animais como o rinoceronte, o faisão e o cavalo.

Quem é Davidson Deslandes

Davidson Deslandes é natural de Belo Horizonte. Escultor autodidata, desde a infância explora seus dons artísticos e, aos 16 anos, se interessou pelas esculturas, utilizando o aço carbono. O artista também é criador de móveis industriais exclusivos. 

Exposição Fragmentos de um tempo abstrato explora a relação da fotografia e do cinema

Imagem

A segunda exposição, "Fragmentos de um tempo abstrato", de Renato Ávila, explora a relação entre a fotografia e o cinema e entre a montagem cinematográfica e a montagem  expográfica e museográfica.

A exposição apresenta 192 imagens originalmente utilizadas na produção de um filme de animação, que foi criado no curso de extensão universitária em Fotografia Autoral, Projetos e Ensaios, ofertado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com a seleção e organização dos fotogramas, Renato Ávila busca investigar a questão cronológica na dimensão do tempo. Embora cada fotograma tenha sido produzido individualmente, quando estão ligados entre si há uma ilusão de movimento contínuo, assim como no tempo cronológico.

Conheça Renato Ávila

Renato Ávila é graduado em Psicologia pela PUC Minas e de 2004 a 2011 atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa René Rachou, da Fiocruz Minas. Em 2018 realizou o curso de Fotografia na Escola de imagem e o de extensão universitária em Fotografia Autoral, Projetos e Ensaios, na Escola de Belas Artes da UFMG.

Galeria de Arte - Exposição Representatividade, de Davidson Deslandes
Galeria de Arte - Exposição Fragmentos de um tempo abstrato, de Renato Ávila

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine