Galeria de Arte recebe trabalhos com bordados e pinturas a óleo
Exposições “Feminal” e “Catopezera, o som das cores" podem ser visitadas até 18 de outubro.
26/09/2024 - 18:21A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, de segunda-feira (30/9/24) até 18 de outubro, as mostras “Feminal", de Rosa Ferreira, e "Catopezera, o som das cores", de Mônica Mendes. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Em “Feminal”, Rosa Ferreira reflete sobre temas como a igualdade, a diversidade e o misticismo, sempre sob o olhar feminino. A artista usa técnicas mistas, com destaque para o bordado, e materiais como tecidos, linhas, lãs, guache, acrílica, gesso e lápis.
O bordado é uma referência da cultura material mineira, um patrimônio do nosso Estado. Neste contexto, Rosa Ferreira busca usar as bordaduras como instrumento de decolonização, desconstruindo o lugar imposto à mulher pela cultura patriarcal, trazendo o bordado para a esfera artística.
Já a exposição “Catopezera, o som das cores", da artista mineira Mônica Mendes, é composta por 22 pinturas a óleo sobre linho. Nas obras, os matizes de azuis, os vermelhos intensos e os tons de branco, violeta e rosa mesclados aos amarelos, aos verdes e aos tons de laranja simbolizam o sincretismo cultural e religioso, recriando as narrativas sagradas de africanos, indígenas e portugueses, os alicerces da ancestralidade brasileira.
As pinceladas de Mônica são um convite para o público percorrer, por meio de imaginação, as ruas de Montes Claros (Norte de Minas) nas festas de agosto, por onde transitam caboclinhos, catopés e marujos ao ritmo de tambores, tamborins, pandeiros, violas e chocalhos. Misturados à memória do Congo e à cosmovisão africana, estão o catolicismo português e os rituais indígenas, criando notas multirraciais em um fazer poético de sonoridades e de imagens.
Sobre Rosa Ferreira
Bacharel em artes plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), com habilitação em pintura, a artista trabalha também com cerâmica e técnicas mistas, com destaque para trabalhos em tecidos.
Rosa Ferreira participou de diversas exposições coletivas, como a “Entre” e a "Estado Transitório", ambas em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e a Bienal Black Brazil Art, em Porto Alegre (RS). Entre as exposições individuais, destacam-se a “De Rosa”, a "Dezoito de Nós" e a "Absorto”, realizadas em Belo Horizonte.
Sobre Mônica Mendes
Natural de Belo Horizonte (MG), a artista visual Mônica Mendes obteve o Master Degree of Fine Arts in Painting, em 2016, pela Academy of Art University, em São Francisco (EUA). Ela é cofundadora do projeto social sem fins lucrativos Atelier Without Borders.
Mônica Mendes participou de exposições individuais em São Paulo, Belo Horizonte e também fora do País, na Colômbia, nos Estados Unidos, no Japão, no Panamá e na República Federativa da Guiana.