Notícias

Dívida de Minas

Federalização da Codemig e Codemge tem votação de parecer adiada

Com pedido de vista, projetos que integram Propag continuam em pauta na Comissão de Administração Pública.

Imagem

Em reunião da Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (18/6/25), dois projetos de lei (PLs) do governador Romeu Zema (Novo) relacionados ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) com a União tiveram pedidos de vista do parecer, adiando a votação para uma próxima reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ambos tramitam em 1º turno e autorizam o Poder Executivo a transferir à União a participação societária do Estado na Codemig (PL 3.734/25) e na Codemge (PL 3.735/25), respectivamente Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Botão

O relator de ambos projetos foi o deputado Rodrigo Lopes (União), que nos dois casos apresentou novos textos (substitutivos nº 1) para aprimorar o conteúdo e condicionar a autorização à adesão de Minas ao Propag.  O pedido de vista nos dois casos foi feito pela deputada Beatriz Cerqueira (PT).

As duas companhias estão entre ativos que Minas pretende repassar à União no âmbito do Propag. Para obter melhores condições no refinanciamento da dívida, o Governo do Estado pretende amortizar 20% do saldo devedor, estimado em mais de R$ 165 bilhões.

A Codemig tem como principal negócio a exploração do nióbio em Araxá (Alto Paranaíba), por meio de sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig é uma subsidiária da Codemge.

Vídeo

Pareceres precisam de tempo para análise, defende deputada

Em linhas gerais, o relator destacou nos dois pareceres que os dois projetos são essenciais para o Estado fazer frente ao Propag, por permitirem a redução do estoque da dívida, viabilizando políticas públicas e trazendo benefícios para a população.

Imagem

Destacou ainda que seu intuito foi aprimorar os texto originais, neles incluindo a revogação integral da Lei 23.477, de 2019, a qual autoriza o Estado a ceder direitos creditórios relacionados com a Codemig a pessoas jurídicas de direito privado e a fundos de investimento regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Outra mudança deixa explícito nos dois casos que a autorização para transferência está condicionada à adesão do Estado ao Propag.

A deputada Beatriz Cerqueira e o deputado Professor Cleiton (PV), ambos da oposição, defenderam que os pareceres precisam ser analisados com mais tempo, frisando que ainda não se tem dados precisos sobre o real valor das companhias, ponto que também dominou as dicussões travadas em audiência pública realizada na véspera pela comissão.

Professor Cleiton ainda criticou o vice-governador Mateus Simões, que segundo ele "mentiu ao apresentar o Propag na ALMG"  por dizer que outros estados não iriam aderir ao Propag sem a derrubada de vetos do presidente Lula à lei que instituiu o programa, o que teria sido desmentido por outros governadores, conforme o deputado.

Lista

Ida ao BNDES deve cobrar avaliação de ativos

Líder do bloco governista Minas em Frente, o deputado Cássio Soares (PSD) disse que a informação do valor da Codemig pode trazer uma solução mais ágil para as dúvidas levantadas, viabilizando a autorização à transferência da companhia.

Ele destacou que o decreto federal regulamentando o Propag determina que a avaliação oficial dos ativos cabe ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e defendeu que o antagonismo partidário seja deixado de lado para viabilizar o Propag em Minas. Também da base governista, o deputado Gustavo Valadares (PMN) disse que Minas precisa das avaliações com presteza.

Os dois deputados e o líder do Governo na ALMG, deputado João Magalhães (MDB), são autores de requerimento aprovado na reunião, para visita ao BNDES em Brasília. O objetivo é verificar e debater os possíveis prazos para a avaliação dos ativos do Estado passíveis de utilização para amortização da dívida com a União.

Chamada para Ação
Comissão de Administração Pública - análise de proposições

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Análise dos projetos do governador Romeu Zema estava prevista na Comissão de Administração Pública TV Assembleia
Comissão de Administração Pública - análise de proposições

Saiba mais sobre a dívida de Minas com a União

Entenda o que é o Propag e acesse notícias, vídeos, áudios e fotos sobre o assunto

Informe-se

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine