Notícias

FFO recomenda rejeição de emendas a projeto que isenta locadoras

Relator distribuiu cópias (avulso) do seu parecer, que deve ser apreciado em reunião agendada para as 17h30 desta segunda (19).

Imagem

Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e relator do Projeto de Lei (PL) 2.803/21, que com as modificações propostas em 2º turno isenta as locadoras de veículos de pagarem a diferença de alíquota de IPVA quando vendê-los, o deputado Zé Guilherme (PP) distribuiu cópias (em avulso) do seu parecer sobre as emendas recebidas em Plenário na semana passada. A comissão se reúne novamente nesta segunda-feira (19/6/23), às 17h30, para apreciar o relatório.

Botão

Originalmente, o projeto, de autoria do deputado João Magalhães (MDB), autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com os municípios, que assim optarem, para fornecimento de informações sobre a frota de veículos e arrecadação do IPVA.

No substitutivo nº 1, apresentado pela própria FFO em 2º turno, foram acrescentados dois artigos que alteram a Lei 14.937, de 2003, que trata do IPVA.

Um deles isenta as locadoras de pagar a complementação do IPVA em relação à alíquota padrão de 4% cobrada dos contribuintes em geral quando seus veículos são transferidos a uma subsidiária para revenda. Em Minas, as locadoras pagam a alíquota de 1%. Ou seja, o novo texto dispensa o pagamento proporcional dessa diferença de alíquota de 3%.

A outra mudança trazida pelo substitutivo isenta do IPVA a propriedade de ônibus ou micro-ônibus destinado ao transporte público coletivo.

As emendas de Plenário, que receberam os números 1 e 6, pretendem justamente excluir essas alterações. O deputado Cristiano Silveira (PT) propôs a supressão do benefício às locadoras e o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), a retirada do artigo que favorece os proprietários de ônibus para o transporte público. O relator entende, contudo, que esses dispositivos aperfeiçoam a legislação do IPVA e por isso se posiciona contra as emendas.

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine