Notícias

Exemplo de superação e importância da capoeira rendem audiências

Cultura presta homenagem a senhor que se graduou aos 78 anos e a mestres de capoeira de Varginha, no Sul de Minas.

12/12/2023 - 11:50
Imagem

A Comissão de Cultura realiza duas audiências nesta quarta-feira (13/12/23), ambas no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Às 15 horas, a pauta é o exemplo de superação de Sebastião Roberto dos Reis, que se graduou aos 78 anos. Já às 16 horas, mestres de capoeira de Varginha (Sul) debatem a importância da atividade no município.

O autor dos requerimentos, deputado Professor Cleiton (PV), fará, ainda a entrega de diplomas aos homenageados, referentes aos votos de congratulações.

Botão

Natural de Três Pontas (Sul), mas vivendo atualmente em Varginha, Sebastião Roberto dos Reis demonstrou que a busca por conhecimento não tem idade, conforme salienta Professor Cleiton. Ele iniciou seu curso de Tecnologia em Gestão Financeira aos 77 anos e o concluiu um ano depois. Filho mais velho de uma família grande e humilde, ele enfrentou muitos desafios e não conseguiu realizar, no tempo esperado, o sonho da formação superior.

A oportunidade veio a partir de uma condição adversa, durante a pandemia. Com o isolamento social e todas as preocupações com a Covid-19, Sebastião entrou num quadro depressivo severo e passou a ter dificuldades para dormir e se alimentar. Seu filho Dimas teve, então, a ideia de matriculá-lo em um curso a distância, proposta que ele refutou inicialmente. Mas, aconselhado pela mãe, dona Geralda, de 95 anos, Sebastião acabou cedendo.

Impossibilitada de comparecer à formatura, dona Geralda recebeu o filho em casa, de beca, para as fotos. O vídeo desse encontra “viralizou” e, com isso, Sebastião participou de vários programas de TV e teve sua história contada na imprensa. Também participou de podcasts e foi conferencista em um congresso internacional promovido pelo Centro Universitário do Sul de Minas, onde se formou.

Capoeira

A segunda audiência vai debater os relevantes serviços prestados pelas escolas e grupos de capoeira para a comunidade de Varginha e região. “Essas escolas buscam difundir, preservar e valorizar a cultura brasileira por meio da capoeira e da formação de crianças, jovens e adultos e da qualificação profissional de professores de capoeira”, enfatiza Professor Cleiton.

Serão homenageados os mestres Frank de Paula Juvêncio, Paulo Cesar Mappa, Donizetti Adão de Oliveira, Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo, Alexandre da Silva Toledo e Diorgenes Aparecido Dionizio.

Reunião Extraordinária - manhã - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine