Ex-deputado Gerardo Renault morre aos 96 anos
Velório acontece nesta segunda (20) no Salão Nobre a Assembleia.
- Atualizado em 20/04/2026 - 12:04Imagem
Morreu neste domingo (19/4/26) o político mineiro Gerardo Renault, aos 96 anos. O velório foi realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (20), com presença de familiares e autoridades.
Gerardo Renault estava internado desde o último dia 3 de abril no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, com quadro de confusão mental, desidratação e infecção urinária.
Iniciou a carreira em 1951, quando se elegeu vereador de Belo Horizonte pelo União Democrática Brasileira (UDN).
No período de 1967 a 1979, entre as 6ª e 8ª legislaturas, exerceu o mandato de deputado estadual em Minas Gerais, eleito pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Na Assembleia, foi relator da nova Constituição do Estado e do Plano Quinquenal de Desenvolvimento de Minas Gerais, além de participar das Comissões de Transportes, Comunicações e Obras Públicas e de Assuntos Municipais e Interestaduais.
Durante o período na Assembleia, ocupou cargos na Mesa, como segundo vice-presidente e primeiro-secretário, além de ter presidido comissões nas áreas de meio ambiente, mineração e siderurgia.
Elegeu-se deputado federal em 1978, tendo se licenciado do cargo para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura no governo de Francelino Pereira entre 1979 e 1982. Após o fim do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena.
De volta à Câmara dos Deputados, integrou a Comissão de Agricultura e Política Rural. Em 1984, votou a favor da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República, mas que foi derrotada. Em 1986, optou por não disputar a reeleição, deixando a Câmara dos Deputados.
Candidatou-se a vice-governador em 1986 na chapa encabeçada por Murilo Paulino Badaró. Gerardo Renault era advogado em Belo Horizonte, formado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 1952. Ocupou a presidência do Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais.
Gerardo Renault deixa esposa e cinco filhos, entre eles a jornalista Ana Paula Renault, participante da edição 2026 de um programa de televisão brasileiro. O sepultamento será no Cemitério do Bonfim.