Etapa final do PJ Minas movimenta ALMG nesta semana
Estudantes de 149 municípios mineiros vão discutir e definir propostas sobre “Juventude e Direitos Culturais”.
A etapa final do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2025 movimentará a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre os dias 17 e 19 de setembro. Com recorde de participação (149 municípios), o programa de formação política está na sua 21ª edição.
Além do período de preparação e implantação, o PJ Minas conta as etapas municipal, regional e estadual. De março a agosto deste ano, estudantes do ensino médio frequentaram oficinas sobre participação política, realizaram estudos e definiram propostas sobre o tema “Juventude e Direitos Culturais”.
Ele foi subdividido em três subtemas: “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”. Após aprenderem técnicas de redação e desenvolverem pesquisas sobre a realidade local, estudantes participaram de plenárias municipais e regionais.
As propostas votadas e priorizadas nessas etapas anteriores serão defendidas na plenária estadual agendada para a próxima sexta-feira (19/9/25). Os dois primeiros dias serão dedicados a atividades de entrosamento, escolha do tema do PJ Minas 2026, grupos de trabalho, reunião de coordenadores e estudo dirigido.
O documento final com as propostas aprovadas será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. As sugestões são agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de lei e em requerimentos de providências aos órgãos públicos.
Para a edição de 2026, os participantes poderão escolher uma das seguintes opções de tema: “Inclusão social da pessoa com deficiência e com neurodivergência”, “Segurança alimentar e nutricional” e “Tecnologias digitais: juventude, direitos e desafios sociais”.
O PJ Minas é desenvolvido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas. Um dos principais objetivos do programa é o estímulo da formação política e cidadã de estudantes, contribuindo para o conhecimento acerca da organização dos Poderes e da importância da participação popular.
