Notícias

Esperança na luta por infraestrutura e regularização fundiária

Comissão de Direitos Humanos realizou visita na Ocupação Vila Esperança, no Bairro Calafate. Para Urbel, aplicação de recursos em obras demandadas dependeria da ocupação se transformar em Zona Especial de Interesse Social.

Imagem

Melhorias na infraestrutura e regularização fundiária são as principais demandas dos moradores da Ocupação Vila Esperança, no Bairro Calafate. Nesta sexta-feira (8/8/25), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou visita técnica para ouvir a comunidade.

Nascida e criada no local, Sandra de Abreu conta que a área começou a ser ocupada por um grupo de mulheres entre o fim de 2012 e início de 2013. As pioneiras lidaram com infestação de ratos e escorpiões, entre outros desafios.

Atualmente, cerca de 300 famílias residem na Vila Esperança. As casas de alvenaria sinalizam habitações consolidadas. No entanto, moradores foram surpreendidos com ação de reintegração de posse movida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que alega ser dono do imóvel.

Conforme o serralheiro Gleid Kênio Leão Mendes, a insegurança jurídica gera angústia nas pessoas

Citação

“E as nossas famílias, nossas crianças?”, questionou moradora

Outro dilema é a falta de abastecimento de água, saneamento e energia elétrica. A fiação exposta evidencia os riscos do improviso. “Esses fios podem pegar fogo a qualquer momento”, constatou a deputada Andréia de Jesus (PT), responsável por solicitar a visita.

Além do lixo acumulado, ela verificou poças de esgoto com fezes e moscas nas ruas onde adultos caminham e crianças brincam. Reconheceu os prejuízos à saúde – situação que acaba onerando ainda mais o Estado, já que pessoas adoecidas pela contaminação tendem a recorrer ao serviço público.

A falta de pavimentação é um drama principalmente para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Nos períodos de chuva, os alagamentos dificultam e até mesmo impedem o deslocamento. Inclusive, Sandra mencionou muitos casos de evasão escolar.

Segundo a líder comunitária, devido ao excesso de burocracia na busca por soluções, a sensação é de esquecimento e abandono pelo poder público. “E o ser humano? E as nossas famílias? E as nossas crianças? Precisamos que mais gente nos enxergue”, enfatizou.

Vídeo

Deputada pede providências para garantir energia elétrica e saneamento

No entanto, de acordo com a chefe da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Rossana Lara, não é simples efetuar melhoria na infraestrutura. Para aplicar recursos públicos nas obras demandadas, a Vila Esperança deveria deixar de ser considerada uma Área (Aeis) e se tornar uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

Porém, o gerente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Reinaldo da Silva Lucas, explicou que é complexo providenciar essa alteração, pois existe projeto de utilizar a área para fazer uma bacia de contenção de água. “Se a gente pavimentar, o povo vai continuar sofrendo com inundações”, resumiu o engenheiro civil Dirceu Perez.

Todavia, na avaliação do vereador Pedro Rousseff (PT), presente na visita, seria possível construir a bacia em outra região. “Estamos nos mobilizando para que a Prefeitura desaproprie este imóvel e providencie a pavimentação, pois as pessoas já consolidaram sua vida aqui”, afirmou.

A deputada Andréia de Jesus concordou com essa alternativa e anunciou o encaminhamento do pedido de providências para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O foco é a instalação de energia elétrica e a expansão das obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto já iniciadas.

Comissão de Direitos Humanos - visita à Ocupação Vila Esperança
“Cada parede levou muito tempo para ser erguida aqui. Fomos construindo tijolo a tijolo, lutando muito. É difícil abandonar tudo e ir embora.”
Gleid Kênio Leão Mendes
Morador da Ocupação Vila Esperança
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Ocupação em bairro de Belo Horizonte tem área disputada na justiça e sofre com falta de esgoto e asfalto TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine