Notícias

Enfrentamento ao câncer de mama será tema de audiência na ALMG

Nesta quarta (4) serão debatidas ações estaduais para combater o câncer que mais mata mulheres no País.

03/10/2023 - 12:45
Imagem

A Comissão Extraordinária de Prevenção e Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará nesta quarta-feira (4/10/23), a partir das 13h30, no Auditório do andar SE da Casa, debate sobre as políticas públicas estaduais voltadas para o câncer de mama.

A reunião acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado Elismar Prado (Pros). O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o parlamentar, a nova estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostra um grande aumento nos casos desse tipo de câncer: 74 mil a cada ano até 2025

Botão

Em 2020, 66 mil mulheres foram diagnosticadas com tumor na mama no Brasil. Portanto, registra-se um grande salto na incidência dessa neoplasia. Cerca de 14 mil brasileiras vão a óbito por conta da doença todos os anos. Por isso, de acordo com o deputado Elismar Prado, “reduzir esses números é prioridade”. 

A Câmara dos Deputados instalou em março deste ano a 1ª Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil, com o objetivo de avançar após 20 anos na incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS) de novos tratamentos para a forma metastática da doença, que corresponde a 70% dos casos.

"As terapias já disponíveis na rede privada de saúde foram incorporadas no SUS, mas as pacientes não conseguem ainda ter acesso”, afirmou o parlamentar.

Por isso, segundo ele, o debate é necessário também no âmbito do Estado sobre o que pode ser feito para garantir a vida das milhares de mulheres que necessitam do apoio do Estado para vencer o câncer de mama.

Nesse contexto também está a Campanha Outubro Rosa, de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 

Foram convidados a participar do debate o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maira Caleffi; a presidente da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher e Integrante da Comissão Minas Contra o Câncer (Asprecam), Mônica Bessa Reis; entre outros representantes de entidades civis.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - debate sobre as ações de prevenção e combate ao câncer de mama

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine