Encontros com a Procuradoria da Mulher chegam a Sarzedo
Cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe, nesta terça (9), debate a respeito dos diversos olhares sobre a violência contra a mulher.
08/04/2024 - 10:45"Diversos olhares sobre a violência contra a mulher" é o tema da segunda atividade do Encontros com a Procuradoria da Mulher a ser realizada nesta terça-feira (9/4/24), às 14 horas, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRI) de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O endereço é Rua Geraldo Pinheiro Diniz, 412, no Bairro Santa Rosa.
A iniciativa gratuita, organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tem o objetivo de disseminar informações sobre políticas públicas, ações e programas voltados para a equidade de gênero e para o combate à violência contra a mulher.
Para tratar do assunto, foi convidada a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público do Estado, Patrícia Habkouk.
Em seguida será exibida o vídeo-peça “Vermelho Carmim: fragmentos do discurso violento”, com classificação indicativa a partir de 16 anos.
A obra, baseada em estudos e relatos reais, retrata o comportamento, os costumes e as normas sociais presentes na experiência de homens mineiros autores de violência contra mulheres.
Ela foi dirigida por Pedro Paulo Cava e produzida como uma das ações do projeto Vermelho Carmim: uma história das mineiras em luta por seus direitos, realizado pela Fiocruz Minas, em parceria com o movimento Quem Ama Não Mata (QANM).
A debatedora convidada vai ser a pesquisadora do Grupo Saúde, Educação e Cidadania da Fiocruz Minas, mestre e doutora em Sociologia, Elizabeth Maria Fleury Teixeira.
Procuradoria fortalece políticas para mulheres
A Procuradoria da Mulher da ALMG foi criada por meio da Resolução 5.590, de 2021. Atualmente, a deputada Ione Pinheiro (União) é a procuradora-geral e a deputada Delegada Sheila (PL) ocupa o cargo de procuradora-adjunta.
Esses encontros consolidam o papel da Procuradoria como parte de uma estratégia de fortalecimento da atuação política das deputadas e de atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher.