Educação visita mais uma unidade da Escola Jovem Protagonista
Visita a centro socioeducativo no Bairro Horto, em Belo Horizonte, tem finalidade de conhecer condições de trabalho dos educadores.
Na segunda-feira (6/10/25), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará a Escola Estadual Jovem Protagonista do Centro Socioeducativo Horto. O pedido partiu da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão.
A unidade atende jovens em conflito com a lei e fica na Rua João Alfredo, nº 3792A, no Bairro Horto, em Belo Horizonte. A comissão já esteve em outras unidades da rede socioeducativa e pretende visitar todas as escolas deste segmento na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Uma audiência pública no mês de julho abordou a fragilidade da contratação dos professores das escolas Jovem Protagonista, já que a rotatividade de alunos é grande e as dispensas podem acontecer sem aviso prévio. Professores também relataram na mesma reunião falta de treinamento para lidar com situações de risco ou conflito, comuns no contexto dos alunos.
No dia 8 de agosto deste ano, foi realizada uma visita na unidade São Jerônimo, também no Bairro Horto. Na ocasião, viu-se que as instalações eram precárias e os materiais utilizados para as aulas não atendiam às necessidades dos processos educacionais.
A última visita aconteceu no Centro Socioeducativo Santa Clara, na região Noroeste da Capital.
Na visita de segunda (6) ao Centro Socioeducativo Horto, o objetivo é realizar uma escuta ativa dos desafios dos profissionais que lidam com jovens em conflito com a lei, além de um diagnóstico sobre as condições atuais de atendimento a pessoas que frequentam o local.
Foram convidados para acompanhar a visita representantes da 23º Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
