Notícias

ORADORES EM PLENÁRIO

Doações a políticos e impostos para bilionários provocam debate entre parlamentares

Manifestações a favor de Bolsonaro, programas sociais de Lula e risco de privatização da Uemg também foram temas abordados.

Imagem

O ato liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo (SP) e a declaração do atual presidente Lula (PT), que chamou seu antecessor de “frouxo”, foram abordados durante a Reunião Ordinária nesta terça-feira (1º/7/25). Parlamentares utilizaram a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para elogiar e repudiar posicionamentos de líderes nacionais.

Botão

Conforme o deputado Caporezzo (PL), a manifestação realizada no último domingo (29/6/25), a favor da anistia, foi um sucesso. O parlamentar reforçou as críticas às sentenças consideradas por ele arbitrárias do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

“Nós vamos conseguir justiça no Brasil. Não existe, na história, tirania que tenha durado para sempre”, enfatizou. Além de defender a liberdade de expressão, reclamou das propostas apresentadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com a finalidade de aumentar a cobrança de impostos.

Vídeo

Em resposta, o deputado Cristiano Silveira (PT) explicou que o propósito é taxar ricos, ampliando a chamada arrecadação “BBB”, de Bilionários, Bancos e Bets. “Isso é justiça tributária”, sintetizou. O parlamentar citou o aumento real do salário-mínimo e outros dados econômicos positivos da gestão petista.

Ele ainda mencionou as propostas de gratuidade no gás de cozinha e na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como sinais da atenção do governo federal com os mais vulneráveis. Por fim, chamou de "fujões" os políticos que se ausentaram do Brasil alegando perseguição. “Lula não fugiu, não foi para a Europa”, lembrou.

Deputado elogia mobilização a favor da Uemg

Em sua vez, a deputada Amanda Teixeira Dias (PL) reprovou o uso de dinheiro público para a contratação de dois maquiadores, como assessores, da deputada federal Erika Hilton (Psol), conforme noticiado pela Imprensa. Chamou a atenção ainda para o que considera excessos da primeira-dama Janja da Silva.

Fazendo coro à defesa de Bolsonaro, o deputado Bruno Engler (PL) afirmou: “Quem rouba milhões do povo brasileiro não precisa pedir pix. Pedir não é feio. Feio é roubar”. A reação de Cristiano Silveira foi lembrar erros da Operação Lava Jato e manifestações machistas de Bolsonaro.

Em seus minutos como orador, o deputado Leleco Pimentel (PT) elogiou a mobilização de mais de mil servidores a favor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) durante audiência nesta terça. Ele também enalteceu o repasse de R$ 89 bilhões, por meio do Plano Safra, à agricultura familiar e o Programa de Redução de Agrotóxicos (Pronara).

Lista
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Deputados do PL criticam política econômica de Lula TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine