Notícias

ORADORES EM PLENÁRIO

Deputados abordam episódio com ministra do Meio Ambiente no Senado Federal

No Plenário, parlamentares prestaram apoio a Marina Silva, que teria sofrido violência política de gênero em sessão da Comissão de Infraestrutura.

Imagem

O episódio envolvendo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que teria sido desrespeitada em uma sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, pautou pronunciamentos em Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (27/5/25).

Botão

Na opinião da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o ocorrido configura violência política contra uma mulher, ministra de Estado e uma das principais referências em sustentabilidade do País.

A parlamentar rememorou a reunião no Senado nesta terça (27), na qual a ministra teria sido impedida de falar várias vezes. Ao questionar a condução dos trabalhos pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), ele teria dito: “me respeite, ministra, se ponha no teu lugar”.

Segundo Ana Paula Siqueira, os senadores envolvidos prestaram um desserviço à população. "O mesmo Senado que aprovou na semana passada um retrocesso com o projeto da devastação, o qual flexibiliza as licenças ambientais, comete agora um ato de violência política de gênero. É uma tentativa de silenciamento”, disse.

A deputada reafirmou seu compromisso com a ministra e a pauta da sustentabilidade. O deputado Doutor Jean Freire (PT) corroborou a fala anterior e manifestou apoio à ministra Marina Silva.

Ele ressaltou o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado nesta terça (27), e a importância do bioma para Minas Gerais. Apesar disso, como afirmou, ele vem sendo muito desmatado.

O legado do fotógrafo Sebastião Salgado, falecido na última sexta (23), foi outro tema citado. Como contou, ele visitou o Instituto Terra, em Aimorés (Rio Doce), e conheceu o fotógrafo pessoalmente.

Segundo Doutor Jean Freire, esse instituto já plantou mais de 2 milhões de árvores. “Sebastião Salgado colocou o seu trabalho a serviço da humanidade. Sua fotografia mostra povos invisibilizados e busca defender a mãe terra”, afirmou.

Em sua opinião, o País perdeu não só o fotógrafo, mas também um grande líder. Por causa disso, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Sebastião Salgado.

Uemg

O Projeto de Lei (PL) 3.738/25, que transfere para a União a gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), cujos imóveis poderão ser utilizados para amortizar a dívida do Estado, motivou o pronunciamento do deputado Elismar Prado (PSD).

A proposição integra pacote de projetos do governador para a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) e para a renegociação da dívida.

O parlamentar criticou a iniciativa. Em sua opinião, ela vai representar a extinção da Uemg.

Segundo o deputado, nesta quarta (28), haverá uma assembleia geral de docentes da universidade para deliberar sobre o assunto e pedir o arquivamento do projeto. Ele manifestou apoio a esse movimento e demandou mais investimentos na universidade e respeito à autonomia da instituição.

O deputado Leleco Pimentel (PT) também abordou os projetos referentes ao Propag. Como disse, a oposição vai ficar atenta a cada uma das matérias.

Ele ainda abordou audiência da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social nesta segunda (26) sobre denúncias de trabalhadores. Apesar de terem sido aprovados em processos seletivos e em cursos de capacitação, eles estariam sendo impedidos de ingressar na planta da Gerdau para começar o trabalho, sem haver explicações por parte da empresa.

Como contou, esses profissionais tiveram seus nomes cortados em uma espécie de cadastro restritivo. Na opinião do deputado, trata-se de uma prática criminosa, pois lei tipifica a discriminação contra trabalhadores.

Comissão técnica da seleção

O deputado Dr. Maurício (Novo), por sua vez, falou sobre a apresentação da comissão técnica da seleção brasileira pelo novo técnico italiano Carlo Ancelotti nesta segunda (26). Ele destacou a presença de profissionais como o médico Rodrigo Lasmar, o fisiologista Guilherme Passos e o coordenador de preparação física Cristiano Nunes.

Integrantes da comissão técnica do Atlético Mineiro, os três são referências em suas respectivas áreas no futebol de alto rendimento.

Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine