Deputado alerta para esgoto a céu aberto em Contagem
O objetivo é buscar soluções para canalização, interrompendo despejo de detritos no córrego Manoel Moreira.
Buscar soluções para o córrego Manoel Moreira, que recebe todo o esgoto, sem tratamento, do Bairro Jardim Industrial, em Contagem (RMBH) é a finalidade de audiência pública da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima terça-feira (30/9/25). Solicitada pelo deputado Marquinho Lemos (PT), a reunião está marcada para começar às 9h30, no Auditório do Palácio da Inconfidência.
O deputado explicou que o esgoto que corre a céu aberto tem afetado a vida e a saúde dos moradores do bairro, que convivem com mau cheiro, ratos e doenças transmitidas pelas águas poluídas. “São anos de luta e com reivindicações que se repetem ano após ano e nada é resolvido”, denuncia.
Segundo Marquinho Lemos, o desejo da população local é que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) faça a canalização do esgoto para sanar os problemas que colocam em risco a saúde coletiva, além de degradar o meio ambiente.
“Diante da relevância do tema, que envolve saúde pública, meio ambiente e cidadania, a audiência pública será espaço essencial de diálogo e construção de medidas efetivas, capazes de assegurar aos moradores do Jardim Industrial, condições dignas de moradia e qualidade de vida”, argumenta o deputado na justificativa de seu requerimento para a reunião.
Foram convidados para participar da audiência pública representantes da Copasa, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Contagem, além de moradores do bairro atingido.