Notícias

Oradores em Plenário

Deputada agredida vai acionar Comissão de Ética da Assembleia

Na reunião de Plenário desta terça (28), parlamentares se solidarizaram com Amanda Teixeira Dias, chamada de Barbie da Shopee na última quinta (23). 

Imagem

A deputada Amanda Teixeira Dias (PL) anunciou que vai fazer uma representação na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) contra o deputado Leleco Pimentel (PT). Na reunião de Plenário desta terça-feira (28/10/25), a parlamentar relatou um “acontecimento lamentável”, quando foi agredida verbalmente pelo petista, na reunião extraordinária da noite da última quinta (23). De acordo com ela, o deputado a chamou de “Barbie da Shopee”, e ainda, teria incitado os manifestantes da galeria a entoarem coros atacando-a.

Botão

“Quero que apurem se esse colega tem ódio das mulheres. Peço à Presidência que tome as medidas cabíveis. Não podemos aceitar agressões às mulheres na Assembleia”, exigiu. Completou que ela nem nenhuma das outras 14 parlamentares da Casa merece esse apelido: “Todas as deputadas são mulheres que trabalham, estudam, muitas são mães”. Ela concluiu dizendo que vai aguardar providências da ALMG, “para que as mulheres tenham voz e não sejam mais perseguidas”.

Vídeo

Em apartes, os deputados Caporezzo (PL) e Bruno Engler (PL) se solidarizaram com a colega. “Eles não podem falar nada da sua honestidade e aí apelam, falando da sua aparência”, afirmou o primeiro. 

O último cobrou coerência dos parlamentares do bloco Democracia e Luta, de oposição ao governo. “Quando um deputado deles ataca uma das nossas, aí pode; imagina se fosse algum de nós falando da aparência de uma deputada da esquerda”, disse Bruno Engler, completando que a reação seria muito mais violenta se comparada à de Amanda Teixeira Dias.

Pré-candidatura ao Senado

O deputado Caporezzo (PL) agradeceu o apoio à sua pré-candidatura ao Senado por Minas Gerais por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ele me disse que quer dois candidatos ao Senado em Minas e um deles serei eu”, afirmou Caporezzo. Por outro lado, criticou a reação de alguns políticos de direita à sua pré-candidatura e também à pré-candidatura ao Senado por Santa Catarina, de Carlos Bolsonaro.

Citou manchete de matéria sobre o assunto: “Empresários criticam candidatura de Carlos Bolsonaro por não ter raízes com Santa Catarina ”. Caporezzo lembrou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é natural do Rio de Janeiro, e que vários políticos de direita fizeram carreira fora de seus estados de origem. Ressaltou que é prioridade de Jair Bolsonaro conquistar o controle do Senado Federal e, para isso, são necessárias candidaturas de expressão.

O deputado também comentou o encontro do presidente Lula com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no último domingo (26), na Malásia. Na avaliação do parlamentar, o governo brasileiro não alcançou o que pretendia. “Não tem nada de concreto; o governo Lula voltou de mão abanando”, afirmou. “Quantas fotos nós temos do presidente Trump sorrindo com pessoas que não são seus aliados?”, questionou ele, citando os exemplos dos líderes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin.

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Deputada pede respeito em depoimentos de Plenário TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine