Demolição de galpão de skate em Uberlândia motiva audiência
Reunião debaterá necessidade de local adequado a esse esporte e a outras manifestações culturais nesta cidade do Triângulo.
Com o propósito de discutir os impactos negativos decorrentes da demolição do Galpão Skate Udi, ocorrida no último dia 1º de abril, em Uberlândia (Triângulo Mineiro), a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta segunda-feira (8/5/23). Requerida pela deputada Bella Gonçalves (Psol), a reunião será no Auditório do Andar SE, às 9h30.
O Skate Udi ficava num galpão abandonado que, por iniciativa de skatistas, foi sendo ajustado ao esporte, com a construção de rampas e obstáculos.
Por cerca de 20 anos, o espaço se tornou ponto de encontro e de treino. Reunia, ainda, grafiteiros, dançarinos de hip hop, entre outras diferentes expressões culturais. Porém, em cumprimento a uma ordem judicial, a instalação foi derrubada.
Em sua justificativa, a deputada Bella Gonçalves lamenta a demolição do galpão e a ausência de políticas públicas de fomento à cultura do skate na cidade. Ressalta, ainda, a necessidade da busca de alternativas para manter vivo esse esporte em Uberlândia.
“Eu tive a oportunidade de conhecer o Galpão Skate Udi e perceber que, ali, os skatistas construíram, durante anos, uma pista que virou referência nacional, sediando campeonatos importantíssimos. Dessa pista, inclusive, saíram campeões internacionais", lembra Bella Gonçalves.
A deputada salienta, ainda, a necessidade de ouvir outros praticantes do skate em Minas, visando a buscar alternativas para fortalecer a prática em âmbito estadual.
Nesse sentido, além de convidar membros do poder público estadual, federal e de Uberlândia, representantes de entidades e associações representativas desse esporte no Estado também foram chamados para reunião.

