Notícias

Cortes em abastecimento de viaturas policiais pautam audiência

Secretários são esperados nesta terça (5) para discutir impactos de contingenciamento do governo na área de segurança pública.

Imagem

Com três secretários de Estado convidados, a Comissão de Segurança Pública realiza audiência nesta terça-feira (5/8/25), às 10 horas, para tratar da redução e do corte no abastecimento de viaturas policiais, o que estaria deixando localidadades a descoberto em todas as regiões, diante de contigenciamento de despesas determinado pelo governo de Minas.

A reunião será realizada no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PL).

São esperados os titulares das Secretarias de Estado de Governo, de Planejamento e Gestão e de Fazenda, respectivamente Marcelo Aro, Sílvia Caroline Listgarten Dias e Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes.

Citação

Segundo o presidente da comissão, diversos relatos foram encaminhados também por delegacias do interior do Estado e pelo Corpo de Bombeiro, por causa de decreto do governo impondo o contingenciamento de despesas na administração pública. A medida afeta diretamente a segurança pública, deixando a população à mercê da criminalidade, conforme critica o deputado.

 “É inadimissível, não se pode cortar recursos de uma área tão essencial”, condena Sargento Rodrigues, registrando que relatos sobre prejuízos da medida têm se agravado, levando a população a ficar sem patrulhamento preventivo e sem resposta ágil às ocorrências.

Viaturas da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais
"Tenho recebido centenas de denúncias de policiais militares em todo o Estado relatando que viaturas estão sendo mantidas paradas em ponto base, com restrição de combustível entre 10 e 15 litros por turno e limite de quilometragem entre 30 e 40 km."
Sargento Rodrigues
Dep. Sargento Rodrigues

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine